Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Oficina de Projetos de Promoção da Leitura

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Todos
  • 2017-03-30 até 2017-04-07 às 09:00

OFICINA DE PROJETOS DE PROMOÇÃO DA LEITURA
«Não vale a pena o voluntarismo, é inútil, ler sempre foi e será coisa de uma minoria. Não vamos exigir a todo o mundo a paixão pela leitura». Esta declaração foi proferida por José Saramago, na Biblioteca Municipal de Oeiras, no dia 31 de maio de 2006, na véspera do lançamento do Plano Nacional de Leitura.
Inserida naquele contexto muito particular, a declaração deu origem a uma polémica que trouxe para o debate público a questão da promoção da leitura e da utilidade do Plano Nacional de Leitura. 
A análise sistemática desta polémica permite traçar um conjunto de ideias-chave acerca dos discursos sobre a leitura. Como consequência dessa análise podemos identificar uma tensão entre o excesso dos discursos e a pobreza das práticas em torno da promoção da leitura. 
A nossa proposta, que iremos detalhar ao longo desta oficina, é a de que é urgente «mudar os discursos e mudar as práticas». Para tal consideramos fundamental a aplicação consequente de metodologias de trabalho que garantam a eficácia e a eficiência dos projetos de promoção da leitura.

OBJETIVOS DA OFICINA    

Objetivo Geral
No final desta oficina os formandos devem ser capazes de efetuar a aplicação prática da metodologia de projeto no âmbito da promoção da leitura

Objetivos Específicos
Os formandos devem ser capazes de:
•    Enunciar os conceitos base ligados à promoção da leitura
•    Caracterizar os diferentes níveis intervenção (plano, programa, projeto)
•    Aplicar a metodologia de projeto à promoção da leitura
•    Definir um projeto de promoção da leitura passo-a-passo     
              
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.    Discursos sobre a leitura
2.    Programas de promoção da leitura
3.    Projetos de promoção da leitura
4.    Definir um projeto passo-a-passo
a.    Caracterização do público-alvo
b.    Definição do objetivo geral e dos objetivos específicos
c.    Definição do plano de ação (linhas-de-ação e ações)
d.    Calendarização das ações (cronograma)
e.    Definição funções e tarefas da equipa
f.    Orçamentação e financiamento do projeto
g.    Definição de medidas de avaliação
5.    Fatores de sucesso     

DATAS E LOCAIS:
30 e 31 de março – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Angra do Heroísmo)
3 e 4 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
6 e 7 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Horta)
HORÁRIO:
Manhã (09:00 – 12:30) / Tarde (14:00 – 17:30)
TOTAL: 14horas

     
METODOLOGIA 
Privilegia-se a abordagem prática, sendo utilizados todos os métodos pedagógicos (método expositivo, método demostrativo, método ativo e método interrogativo). Dada a especificidade da oficina, será definido passo-a-passo um projeto de promoção da leitura de modo a exercitar a metodologia proposta.     
              
PÚBLICO ALVO
Técnicos ligados ao desenvolvimento de projetos de promoção da leitura

Nº DE FORMANDOS
Mínimo 10; máximo 18 

EXIGÊNCIAS DE HARDWARE

Formador: Computador + projeto vídeo + ligação    

Formandos: Computador com word e excell instalados     

SOFTWARE    
PowerPoint + Word + Excel     

A ficha de pré-inscrição* (disponível abaixo) deve ser enviada por correio, fax ou e-mail, até ao dia 21 de março, para: 

Direção Regional da Cultura 
Direção de Serviços Externos e Ação Cultural 
Palacete Silveira e Paulo – Rua da Conceição 
9700-054 Angra do Heroísmo 
Fax: 295 403001 | drac.info@azores.gov.pt

*ficha de pré-inscrição em anexo

FORMADOR(A)    Filipe Leal
Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (FPCE).
Desde 1988 que exerce a atividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas (Setúbal, Alcácer do Sal, Vendas Novas e Oeiras). De novembro de 2002 a setembro de 2007 foi Chefe da Divisão de Bibliotecas (DBDI), de setembro de 2007 a janeiro de 2011 foi Diretor do Departamento da Cultura (DPHCB), de agosto de 2008 a março de 2010 foi Coordenador do Grupo de Trabalho dos 250 Anos de Oeiras. Todos estes cargos foram exercidos na Câmara Municipal de Oeiras.
Para além da sua atividade como bibliotecário desenvolve também uma atividade regular de docência e formação na área das bibliotecas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições portuguesas. Entre as matérias em que é formador destacam-se: bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, literacia de informação, difusão documental.
No âmbito da promoção da leitura refira-se que (para além de ter desenvolvido a dissertação de mestrado intitulada «Discursos sobre a leitura – Análise da polémica em torno do Plano Nacional de Leitura) coordenou o trabalho de conceção e planeamento, organização e implementação do Programa Oeiras a Ler. Ao longo da sua carreira já concebeu e implementou dezenas de projetos de promoção da leitura. Proferiu palestras e ministrou cursos em Portugal e no Brasil sobre a temática da promoção da leitura. Atualmente é docente na Pós-Graduação em Livro Infantil na Universidade Católica Portuguesa, onde ministra a cadeira de Promoção, Mediação e Animação da leitura. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://culturacores.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.