Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Retrato Expressivo e Vultos

  • Exposições/Exhibitions
  • Arco 8
  • 2017-04-15 até 2017-05-13 às 22:00

RETRATO EXPRESSIVO E VULTOS 
Exposição de Pintura de Maria Cabral 
Sinopse - Esta exposição tem como tema o retrato. A sua apresentação consiste em dois estados de representação. O primeiro, intitulado Retrato expressivo, procura afastar-se dos pormenores realistas e conciliar a dupla expressividade característica do retrato, tanto as expressões do rosto (sensações) como a expressão resultante da ação de pintar (matéria). A partir da diversidade de expressões que o retrato impõe, e por consequência do primeiro estado desta pintura, apresentamos o segundo estado com pinturas da Série vultos, que representam a ideia de uma ausência que está presente em todos nós, na tentativa de direcionar o olhar para o “interior” do retrato e da pintura. 
Procuramos desenvolver este tema da pintura segundo duas vertentes: por um lado a prática, de forma manual e tradicional (mão, tinta e tela); por outro, um processo que envolva, para além do seu lado imagético, uma vertente filosófica que permita a reflexão e a interrogação sobre a sua dimensão ontológica. Passamos a ideia de que o retrato é mais do que uma mera cópia e ou semelhança de traços que identificam o sujeito e que este ultrapassa a barreira do cognitivo e do dogmático, encontrando-se noutra dimensão. Julgamos ser esta a dimensão da expressão, que está por sua vez associada às sensações. Pensamos sobre o que a presença de um retrato implica sobre o nosso próprio estado de presença parecendo estabelecer em nós um novo contacto e olhar sobre o que nos rodeia.

Sobre a Artista :
Maria da Silveira Cabral nasceu na cidade do Porto, em 1988. Em 1990, mudou-se para os Açores. Iniciou os seus estudos na área das artes na Escola Secundária Antero de Quental e em 2007 frequentou o Atelier de Pintura na Academia das Artes dos Açores. Em 2008, deslocou-se para Lisboa para estudar Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Com a licenciatura e o mestrado concluídos em 2015, ingressou no Doutoramento em Pintura, na mesma faculdade. Vive e trabalha em Lisboa.

CONTACTOS PROMOTOR:

Abel Ferin Coutinho,
9500-191 Ponta Delgada

Telefone
296 284 103
E-mail
[email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://arco8.blogspot.com


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.