Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Formação “Arquivos de Família: hipóteses de trabalho”.

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2017-05-12

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais (IEM), o Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar (CHAM), o Instituto Cultural de Ponta Delgada (ICPDL), e a Delegação Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), promove no dia 11 de maio, das 9h30 às 17h30, o Colóquio “Arquivos de Família: desafios atuais” e no dia 12 de maio, das 9h30 às 17h00, realiza a Formação “Arquivos de Família: hipóteses de trabalho”. Estas iniciativas pretendem trazer à luz do dia a temática dos Arquivos de Família, bem como alertar detentores, particulares, e instituições públicas com responsabilidades culturais, para a importância dos mesmos e da necessidade da sua preservação, num trabalho que se quer feito em proximidade entre particulares e entidades públicas.   

As inscrições para a Formação (esta limitada a 15 participantes) podem ser efetuadas até ao dia 5 de maio, através do e-mail: [email protected] .

 

Formação “Arquivos de Família: hipóteses de trabalho” – Programa

 

9h30|12h30

Maria de Lurdes Rosa (FCSH/NOVA; IEM-FCSH/NOVA) – Como reconstruir a estrutura de produção informacional e a documentalização das Casas/ Famílias de Antigo Regime.

 

Rita Sampaio da Nóvoa (IEM-FCSH/NOVA) – As vicissitudes dos Arquivos de Família na extinção do Antigo Regime e na patrimonialização/tesaurização do séc. XX: como estudá-las e como incorporá-las no trabalho arquivístico.

 

14h30|17h00

Judit Gutierrez de Armas (U. La Laguna; CHAM–FCSH/NOVA-UAc.) – O Censo de Arquivos de Família, Pessoais e de Coleções Documentais das Canárias (ss. XVI-XX). Apresentação e reflexões sobre um projeto em curso.

 

Filipa Lopes (IEM-FCSH/NOVA; CITCEM-FLUP) – Introdução ao AtoM.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305040
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.bparpd.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.