Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição "Maria Machado a lutadora das letras"

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2017-05-18 até 2017-09-30 às 20:00

Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus 2017, o Museu Francisco de Lacerda, inaugura a exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”.

Maria Machado nasceu em 1890 na Ribeira Seca, na ilha de São Jorge. Foi professora primária de profissão, pelo que dedicou a sua vida à instrução de crianças e adultos. Nos anos 30, após a sua mudança para Lisboa, tornou-se num membro notável do Partido Comunista Português, tendo combatido a ditadura salazarista na clandestinidade. Durante estes duros anos, Maria Machado continuou a sua obra de ensino a trabalhadores analfabetos e de implantação de bibliotecas em comunidades desfavorecidas. Por sua iniciativa foi criada a Biblioteca da Sociedade Filarmónica União Popular da Ribeira Seca nos finais dos anos 40, cujo trabalho foi perpetuado por António Dias.

A acompanhar a inauguração da exposição estará patente uma homenagem a António Dias, em honra da doação da sua biblioteca pessoal ao Museu Francisco Lacerda, bem como uma curta de teatro intitulada "A Rubina", realizada pela Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Francisco Lacerda
Rua José Azevedo da Cunha
9850-038 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Concelho: Calheta

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.