Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Concerto Anterianas

  • Música/Music
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2017-09-22 às 21:30

ANTERIANAS | Recital de Canto e Piano

Lançamento do CD Anterianas, dedicado a Antero de Quental

22 setembro | 21h30 | Blackbox

Ana Maria Pinto, soprano

Joana Resende, piano

Canções de Luis Freitas Branco e Franz Schubert

Poemas de Antero de Quental

“Os artistas unem os pedaços soltos do mundo. Freitas Branco e Schubert encontram-se aqui não porque o português tinha a seu cargo a edição de uma biografia de Schubert, não porque Antero conquistou o compositor com a beleza poética da sua Ideia; o que une os elos soltos desta corrente não é uma ideia, antes a sua antítese.

Porque nos encontramos aqui, intérpretes e ouvintes, poetas e compositores, palavras portuguesas e alemãs e gestos de séculos tão distintos … Frente a frente, Der Tod und das Mädchen [de Schubert], é do mistério que brota a revelação. Palavra e música estão intimamente ligadas em 21 formas de dizer o mesmo, interligadas pelo fio condutor do que nunca se mostra na mente sem antes passar pelo coração. Morte e rapariga no espaço do indizível, no silêncio e na magnificência das estrelas: uma aberta solar sobre o céu incorruptível da consciência.

Ana Maria Pinto e Joana Resende colaboram desde Dezembro de 2012 desenvolvendo a osmose entre palavra poética e música, o micro e o macrocosmos, o fragmento e a unidade. A elas se juntam, aqui e ali, outras artes, no fio lento que a narrativa tece. Partem do que têm mais próximo, os músicos e os poetas portugueses.

Este é o texto que acompanha o livrinho do CD. Ana Maria Pinto, soprano, e a pianista Joana Resende estrear-se-ão em S. Miguel, artística e pessoalmente, para apresentação do seu primeiro trabalho discográfico, Anterianas, dedicado à figura do grande poeta e filósofo Antero de Quental, assim como música da sua poesia, mestria de Luís de Freitas Branco, e universalidade de Franz Schubert, o poeta em música.

[…] não escrevemos sobre harmónicos, afinação, tempos, tudo isso é irrelevante quando é perfeito, o que fica deste recital [Anterianas] é a integridade, a força de carácter, a alma e a interpretação destas duas jovens, Joana Resende e Ana Maria Pinto, em sintonia. 

Henrique Silveira, Janeiro 2013″

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.