Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Projections & Premonitions", de Pedro Maia

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2017-09-15 até 2017-12-15 às 18:30

Integrado no Isto é Arte será inaugurada no próximo dia 15 de setembro, pelas 18h30, na galeria do IAC a exposição Projections & Premonitions, de Pedro Maia.

Pedro Maia, com os trabalhos que agora dá a conhecer, reflete, quer sobre as dinâmicas do desejo e da luz, quer sobre as próprias construções de sentido, ao manipular imagens, dissolvendo contornos e contrariando assim um dos princípios básicos da fotografia. Fá-lo em diálogo com a obra do alemão Gerhard Richter, levando mais longe algo que já fazia parte das inquietações de Rembrandt, ou seja, não só a liberdade do espectador como também o papel do artista enquanto tal, capaz de apreender o que é para si mais autêntico, devolvendo-nos essa  autenticidade na sua dimensão mais genuína, saturada de experiência, contaminada pelo seu eu, plena de maravilhamento.

Os rostos e os corpos que nos são oferecidos numa configuração nublosa são como que vislumbres de um percurso em direção à contemplação e à luz, ao mesmo tempo que se apresentam como fotogramas de algo afim do onírico, cujo cromatismo resiste à definição e nos abeira de uma pulsão de ver para lá, de ver mais adiante e mais fundo, penetrando nos fantasmas de cada um de nós, sem que saibamos bem o quê, pois tal como nos sonhos podemos abrir os olhos antes da revelação.

Pedro Maia é Artista Plástico, Investigador e Prof. Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Prof. Associado Convidado e Coordenador da Área Científica de Desenho do Mestrado de Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto e Membro Integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Porto (FBAUP). Nasceu no Porto, 1962. Estudou Belas Artes, Pintura, Fotografia, Vídeo e Desenho. Pós-doutoramento (2015/2018), Facultat de Belles Arts Universitat de Barcelona, Bolsa Sabática da Fundação Ciência e Tecnologia e Fundação Oriente em Goa (2015). Doutoramento em Desenho, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2010 com Bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundo Social Europeu. MFA - Fine Arts/Painting, University of Massachusetts, Amherst, EUA, 1990. Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fullbright. Television Workshop, Amherst Public Television, U.S.A. Licenciatura em Pintura, Escola Superior de Belas Artes do Porto, 1988. Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Expõe em Portugal e no estrangeiro desde 1985 e está representado em colecções públicas e privadas.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.