Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Cine Atlântico - Mostra de Cinema Português Mar e Ilhas

  • Cinema
  • Salão da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas
  • 2017-11-16 até 2017-11-19

Esta mostra revela, na ilha Terceira, alguns dos filmes portugueses mais marcantes de 2017, como “Al Berto”, uma parte da vida de um dos nossos poetas malditos, bem como outros que foram apresentados e ganharam prémios em alguns dos mais importantes festivais nacionais e internacionais de cinema (“A Fábrica de Nada”, “Coração Negro” e o filme-ensaio “Treblinka”) Como se trata de uma mostra que é novamente o ponto de partida para um futuro festival sobre o Mar e as Ilhas (viagens e aventuras), este tema está presente em três filmes diametralmente opostos do ponto de vista estético e das intenções artísticas, mas de grande qualidade: uma cópia restaurada de um clássico dos filmes mais re-presentativos do cinema de autor e do novo cinema português (“Mudar de Vida”); um filme assumidamente ‘comercial’ e suspense, que procura fazer bilheteira e tra-zer mais espectadores às salas para ver cinema falado em português (“Perdidos”); e a adaptação de uma das maiores aventuras da história da literatura portuguesa (“Peregrinação”). E para terminar dois extraordinários documentários: um sobre a investigação do passado da repressão da ditadura do Estado Novo (“Luz Obscura”) e outro que é a história verdadeira que faltava contar sobre um dos mais raros cine-astas portugueses da atualidade (“Nos Interstícios da Realidade — O Cinema de An-tónio de Macedo”), que fez muitos filmes apreciados pelo público e quase sempre rejeitados pela crítica. Trata-se de uma sessão muito especial de homenagem ao realizador António de Macedo, que faleceu recentemente, e que merece ser recorda-do, neste momento ainda de luto para o cinema português.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.cineatlantico.eu


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.