Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com o Escritor” | Alexandre Borges e Oficina de Escrita: “O poder das histórias”

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-12-15 até 2017-12-16 às 18:00

“Encontro com o Escritor” | Alexandre Borges

e

Oficina de Escrita: “O poder das histórias”

 

Data: 15 de dezembro

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: público em geral

 

Data: 16 de dezembro

Hora: 15:00 às 19:00

Oficina de escrita: sujeita a inscrição até ao dia 13 de dezembro

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o “Encontro com o Escritor” Alexandre Borges, conhecido autor português de poesia e romance, que acumula estas funções com as de formador de argumento, autor de guiões para projetos de ficção, entretenimento e documentário.

Neste encontro o autor de Santos e Milagres – Uma História Portuguesa de Deus vai falar de livros, de leitura e de escrita e dos ingredientes que compõem esta receita, garantindo um espaço de proximidade entre este e os leitores, numa conversa que se quer informal e descontraída, abordando o processo de criação literária e os seus revezes, e terá moderação de Margarida Quinteiro.

O escritor Alexandre Borges orientará ainda uma Oficina de Escrita intitulada “O poder das histórias”, na qual se pretende esclarecer alguns aspetos relacionados com o poder das histórias sobre o ser humano, o único animal capaz de compreender o conceito de ficção, e que 200 mil anos depois ainda contam histórias uns aos outros. Nesta oficina se respondem às velhas perguntas: O que é uma boa história? Como contá-la? E como passá-la para o papel?
Esta oficina está sujeita a inscrição prévia, para o endereço eletrónico: [email protected], ou por telefone 295 401 000

 

Alexandre Borges

Nasceu em Angra do Heroísmo, é licenciado em Filosofia e já tirou o baço, entre outras experiências com anestesias gerais. É escritor, argumentista, formador de argumento e head writer de uma agência de comunicação. Foi editor de A Capital e crítico do jornal i; hoje, é colaborador habitual do Observador. Estreou-se em televisão em 2000, com “Zapping” e, desde então, integrou as equipas responsáveis por programas tão díspares como “Equador”, “Tempo de Viver”, “CQC – Caia Quem Caia”, “5 para a Meia-noite”, “Grandes Livros” ou “Brainstorm”, de cuja ideia original é autor. Entre outros, publicou: Heartbreak Hotel (poesia, Livramento, 2005), Todas As Viúvas De Lisboa (romance, Quetzal, 2009), Histórias Secretas De Reis Portugueses (Casa das Letras, 2012), O Boato – Introdução Ao Pessimismo (aforismos, Companhia das Ilhas, 2013), As Vitórias Impossíveis Na História De Portugal (Casa das Letras, 2014) e Santos e Milagres – Uma História Portuguesa de Deus (Casa das Letras, 2017).

 

Margarida Quinteiro realizou os seus estudos básicos e secundários em Angra do Heroísmo e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variantes de Inglês e de Alemão, na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa.
De regresso à Terceira, iniciou a sua vida profissional em 1984 como professora de Inglês e Alemão, atividade que tem exercido com algumas interrupções.
O seu percurso profissional passa ainda pelas Universidades de Granz, na Áustria, e de Berlim, na Alemanha, de 92 a 96, onde foi Leitora de Português, e pela administração regional dos Açores, onde trabalha atualmente como professora requisitada nos serviços pedagógicos da Direção Regional da Educação.
A fotografia, as viagens, os eventos culturais, a jardinagem, os filmes, os livros e a gestão de uma pequena unidade hoteleira fazem também parte do seu dia a dia.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.