Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Montanha Pico Festival no Museu do Pico

  • Cinema
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2018-01-02 até 2018-01-30 às 21:00

Durante o mês de janeiro terá lugar, na ilha do Pico, a 4ª edição do Montanha Pico Festival, uma iniciativa da associação MiratecArts. O Museu do Pico apoia mais uma vez este projeto, acolhendo no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, algumas das ações do seu vasto programa.

O Auditório do Museu dos Baleeiros será palco da sétima arte, com entrada gratuita. Todas as terças-feiras, pelas 21h, filmes galardoados e de grandes nomes de cinema vão ser apresentados:

 

2 janeiro

Lady MacBeth | William Oldroyd | 89´ | Reino Unido | 2017

Inglaterra rural, 1865. Katherine vive oprimida num casamento de conveniência com um homem azedo com o dobro da sua idade, e pelo pai deste, um homem frio e impiedoso. Quando se envolve com um jovem trabalhador da propriedade, sente libertar-se dentro de si uma força montanhosa. Nada a deterá para conseguir o que deseja. O filme é inspirado num conto do século XIX, Lady Macbeth of Mtsensk District de Nikolai Leskov, posteriormente adaptado para uma ópera, um retrato trágico, contudo implacável, de uma jovem bela e decidida, que quer conquistar a sua independência num mundo dominado por homens.

"Imagine-se Alfred Hitchcock a realizar O Monte dos Vendavais e fica-se com uma ideia deste tenso drama de época realizado por William Oldroyd" – Indiewire

 

9 janeiro

Na Via Láctea | Emir Kusturica | 125´ | Sérvia/Reino Unido/EUA | 2016

Primavera em tempos de guerra. Todos os dias, o leiteiro atravessa a fronteira de burro, para levar as suas mercadorias aos soldados. Abençoado pela sorte na sua missão, amado por uma bonita aldeã, um futuro tranquilo parece aguardá-lo... Até que a chegada de uma misteriosa mulher italiana vira a sua vida de pernas para o ar. Esta é uma história de paixão e amor proibido, que os levará a uma série de fantásticas e perigosas aventuras. Unidos pelo destino, nada nem ninguém parecem poder pará-los. Vencedor de duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes, Emir Kusturica realiza e dirige esta história de amor e guerra, recheada de emoção, comédia e aventura com Mónica Belluci.

"O cenário é lindo, com imagens de paisagem realmente atraentes, especialmente as vistas a olho de pássaro que se elevam acima dos tiros e das montanhas." - Variety

 

16 janeiro

Se as Montanhas se Afastam | Jia Zhang-Ke | 126´ | China/França/Japão | 2015

China, final de 1999. Tao, uma jovem rapariga é cortejada por dois amigos de infância, Zhang e Lianzi. Zhang, proprietário de uma estação de serviço, tem reservado para si um futuro prometedor, ao passo que Liang trabalha numa mina de carvão. Com o coração dividido entre os dois homens, Tao vai ter de fazer uma escolha que irá marcar o resto da sua vida e a do seu futuro filho, Dollar. Num quarto de século, entre uma China em profunda mutação e a Austrália como a promessa de uma vida melhor, encontram-se as esperanças, os amores e as desilusões das personagens face ao seu destino.

"Uma obra misteriosa e, de certa forma, ambiciosa, de um cineasta cuja criatividade está a evoluir diante de nossos olhos." - The Guardian

 

23 janeiro

Virgem Prometida | Laura Bispuri | 84´ | Itália/Albânia | 2015

Hana cresce nas arcaicas montanhas da Albânia. Escapa ao destino de ser casada contra a sua vontade, através de um costume antigo, em que sacrifica a sua feminilidade e jura virgindade eterna. Para ser livre, viverá como um homem e passará a chamar-se Mark. Depois de dez anos, Hana decide mudar de vida e partir para Milão, ao encontro da prima, que fugira da Albânia. É a odisseia dolorosa e difícil de uma mulher, desde o mundo arcaico das montanhas à vida moderna da cidade. Uma mulher à descoberta da sua sexualidade e da sua vida emocional.

"...universal e específico, trata-se de um filme maravilhosamente realizado, de descoberta sobre identidade sexual e sobre cultura, para os personagens e para o público." - Hong Kong Film Festival Awards

 

30 janeiro

O Abraço da Serpente | Ciro Guerra | 125´ | Colômbia | 2015

Karamakate, um poderoso xamã da Amazónia e o último sobrevivente do seu povo, vive nas profundezas da selva, num isolamento voluntário. Décadas de solidão transformaram-no num chullachaqui, um invólucro humano, despojado de memórias e de emoções. O seu vazio é perturbado pela chegada de Evan, um etnobotânico americano que procura a Yakruna, uma planta sagrada secreta, capaz de ensinar a sonhar. Juntos, embarcam numa viagem pelo coração da Amazónia, na qual o passado, o presente e o futuro se entrelaçam, e onde Karamakate começa lentamente a recuperar as suas recordações perdidas.

 

 

O Abraço da Serpente, é um magnífico hino à natureza, e um regaste de civilizações extintas (...) é um dos mais comoventes retratos das civilizações amazónicas pré-colombianas, um recuo ao momento em que o homem se perdeu.” - Visão

Óscar – Nomeação para Melhor Filme Estrangeiro

Prémio Quinzena de Realizadores – Cannes

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.