Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição de Fotografia «Leve-Leve», de Luís Godinho

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2018-01-18 até 2018-04-19 às 18:00

Leve-leve é um termo utilizado em São Tomé e Príncipe que traduz a filosofia de vida dos seus habitantes. É uma forma de olhar a vida, de a viver a um ritmo próprio, na sua plenitude e sem pressa.

Com este ensaio fotográfico, Luís Godinho faz um retrato contemporâneo de São Tomé e Príncipe, registando o quotidiano das suas gentes e o espírito descontraído com que os santomenses vão levando a vida, numa cadência relaxada, com espaço ao improviso e à casualidade.

Esta viagem imagética revela estórias que habitam os mercados repletos de frutos exóticos como o cacau, a fruta-pão e as bananas, atravessam as casas de madeira com portas e janelas cobertas a panos coloridos e contemplam as suas vidas de sustento artesanal, como os barcos de pesca feitos de troncos escavados, fornos de produção de carvão improvisados na mata, a extração da palmeira dendém que sorve diretamente o vinho de palma, néctar do leve-leve. Sorrisos de gente feliz, com pouco. 

O património arquitetónico é um reflexo da persistente memória de outros tempos, um imponente e antigo hospital abandonado cujas enfermarias se tornaram campos de futebol improvisados ou lugar de brincadeira, roças desativadas em ruínas e suas casas principais perdidas entre a erva alta e a terra baldia, vestígios históricos do outrora império colonial português.

Leve-leve é tudo isso. 

E Luís Godinho consegue transportar-nos para esses lugares, tornando-nos observadores de uma realidade retratada tão genuinamente que quase conseguimos sentir a humidade na pele e os cheiros que impregnam os espaços.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.