Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documentário "Vinho" em antestreia no Museu do Pico

  • Cinema
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2018-03-24 às 21:00

O Museu do Pico, em parceria com o realizador André Laranjinha, apresentam no próximo dia 24 de março, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o documentário Vinho, sobre a cultura da vinha e do vinho na ilha do Pico.

Gravado integralmente na ilha do Pico, esta longa-metragem retrata todo o processo envolvente na produção de vinho, abrangendo uma dimensão cultural e social das pessoas que da “falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra”.

Este documentário de André Laranjinha, vencedor de vários prémios, como Melhor Filme Açoriano, no DocLisboa 2011, é co-produzido pela Alice’s House, Moby Dick / Agecta - Agência para a Coesão Territorial e pelo Museu do Pico.

Este projeto foi financiado pelo Governo dos Açores/Direção Regional da Cultura e contou com o apoio da Associação de Municípios da ilha do Pico e da Câmara Municipal da Madalena.

A sessão de visionamento está prevista para as 21h, sendo a entrada gratuita.

 

Sinopse

Ilha do Pico, Açores. Uma crosta de lava no meio do oceano Atlântico, onde os habitantes, à falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra.

Fustigada pelo rocio do mar e pelo frio do inverno que desce a montanha, a vinha vinga na secura da pedra com a ajuda de homens, cuja vida gira em grande parte à volta da cultura da vinha e do vinho.

Na ilha do Pico, as adegas, mais do que lugares onde se guarda o vinho, a água-ardente, os licores, são lugares de portas abertas ao encontro, à partilha, à discussão, à música, ou ao recato no final de um dia de trabalho.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.