Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

O Nosso Trajo: aspetos da vida Jorgense

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2014-08-08 até 2019-12-31

O trajo de um povo é naturalmente um, entre os numerosos indicadores do seu nível socioeconómico, cultural e histórico.

A exposição “O Nosso Trajo – Aspetos da Vida Jorgense”, conta com trajos de variadas índoles, desde o trajo de cerimónia ao trajo de trabalho, pretendendo dar uma visão retrospetiva aos seus visitantes da indumentária de um povo, que de acordo com as suas possibilidades, prezava por ter uma “vestimenta do domingo”, para, no dia de louvar a Deus, se apresentar com dignidade no seio da sua comunidade.

Os trajes aqui expostos, fiéis reproduções dos originais, confecionados apenas com materiais dos teares da Ilha, nomeadamente lã e baeta, resultam de um exaustivo trabalho de pesquisa e recolha levado a cabo pelo Grupo Etnográfico da Calheta, da ilha de São Jorge, fundado em 1979, atualmente desativado. Esta seleção de peças faz parte da indumentária do grupo, em depósito nesta instituição.

Horário: de terça a domingo e feriados das 10H00 às 17H30

CONTACTOS PROMOTOR:

Telef: 295416323
Email: museu.flacerda.info@azores.gov.pt

Ilha: São Jorge
Concelho: Calheta

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.