Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com o Escritor | Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-05-17 até 2018-05-19 às 10:00

Encontro com o Escritor

Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho

 

Data: 17 e 18 de maio (10h00)

         19 de maio (16h00)

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Destinatários: 17 e 18 de maio – público escolar (3.º, 4.º e 5.º anos)

                       19 de maio – público familiar (crianças acompanhadas por um adulto)

Inscrição Prévia: público escolar, através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de receber a escritora Isabel Minhós Martins e o ilustrador Bernardo Carvalho, proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contactar com autores conceituados, premiados e referenciados no Plano Nacional de Leitura, alargando-se, deste modo, os horizontes literários dos utilizadores, destacando-se o processo de criação e as suas produções literárias, mediante dinâmicas de interação com o público.

Neste encontro apresentar-se-ão alguns álbuns ilustrados, as principais coleções do catálogo, assim como alguns projetos especiais realizados, nomeadamente o mais recente: o livro Atlas das Viagens e dos exploradores— As viagens de monges, naturalistas e outros viajantes de todos os tempos e lugares, que apresenta uma seleção de viagens realizadas por monges, naturalistas, comerciantes e outros viajantes de todos os tempos e lugares, apresentando-se imagens que mostram algumas fases do processo de criação e as decisões tomadas, desde a escolha dos protagonistas às questões gráficas e visuais. No final, haverá espaço para uma conversa mais próxima com o público.

 

Bernardo P. Carvalho

Nasceu em Lisboa em 1973. Frequentou a Faculdade de Belas Artes da mesma cidade. É um dos co-fundadores do Planeta Tangerina. 

Em 2008, com o livro “Pê de Pai”, ganhou uma Menção Honrosa no Prémio Best Book Design from All Over the World promovido pela Book Art Foundation.

Em 2009, foi um dos vencedores do 2nd CJ Picture Book Awards (Coreia), com o livro “As Duas Estradas”. No mesmo ano ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Depressa, Devagar”. Já em 2011, o álbum “O Mundo num Segundo” foi distinguido como um dos melhores do ano pelo Banco del Libro da Venezuela.

 

Isabel Minhós Martins

Nasceu em Lisboa, em 1974, o ano da revolução do 25 de Abril.
Quando era pequena queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra. Não foi nenhuma das três, mas gosta muito do que faz.
"Para mim, escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis...um sapato perdido.
Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas. Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras."
Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e, mais tarde, com um grupo de amigos, fundou a editora Planeta Tangerina.
Alguns dos livros que escreveu foram distinguidos por prémios ou instituições ligadas ao livro para a infância: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017). Alguns dos seus livros estão também publicados noutros países (França, Brasil, Coreia, Inglaterra, Itália...).

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.