Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Desenhar com (IX) Helena Monteiro | 35º Encontro USkP Açores

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2018-05-19 às 14:30

Desenhar com...” são sessões informais de conversa e prática em torno do desenho.
O ato de desenhar é algo muito pessoal. Nele, cada um encontra uma vertente diferente, depende daquilo que procura. E consequentemente, novas abordagens e formas de o explorar. Nestas sessões, convidamos um desenhador (entenda-se, praticante de Desenho) para nos falar da sua abordagem e para nos desafiar através do desenho e de acordo com o seu olhar

Helena Monteiro mais conhecida por HFM tem 71 anos e foi até à sua reforma professora do ensino secundário em áreas completamente diferentes do desenho.

Três anos antes de se reformar começou a pensar no que iria fazer e perfilou-se imediatamente o desenho como comprlemento ao diário que escrevia  sempre nas suas viagens.

Durante três anos   frequentou a Sociedade de Belas Artes de Lisboa na área de Pintura. Contudo não era isso o que queria e, a pouco e pouco, na Internet começou a ver que nos blogues havia muitas pessoas a desenhar de uma maneira aparentemente mais simples, mais solta e mais expressiva.
Nos blogues conheceu Eduardo Salavisa, Pedro Cabral e  José Louro, com quem foi trocando emails que levaram ao primeiro encontro no CCB em Lisboa. A partir dai e da fundação dos Urban Sketchers de Portugal, passou a desenhar todos os dias e, de encontro em encontro com alguns workshops pelo meio, foi percebendo que o caminho seria árduo mas que valeria apena. O seu lema nos sketches que faz é :"quem dá o que tem a mais não obrigado".
Esteve nos Urbans Sketchers de Portugal desde o primeiro dia, no Simposio de Lisboa e no de Manchester, tendo participado em algumas exposições com outro membros do grupo, e em numerosos encontros por todo o pais, incluindo Ponta Delgada, há dois anos.
 

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://urbansketchers-portugal-azores.blogspot.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.