Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


88.ª Feira do Livro de Lisboa

  • Literatura/Literature
  • Parque Eduardo VII
  • 2018-05-25 até 2018-06-13

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove a participação dos Açores na 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que decorrerá de 25 de maio a 13 de junho, no Parque Eduardo VII.

Consistindo o principal objetivo desta participação divulgar obras de temática ou autores açorianos, diversos são os editores representados no Pavilhão “Cultura Açores” (stands D 48, 50 e 52), para além da Direção Regional da Cultura, a saber: Associação Ecológica Amigos dos Açores; Associação Os Montanheiros; Câmara Municipal da Horta; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa; Câmara Municipal de Velas; Câmara Municipal das Lajes das Flores; Carla Lopes Gomes; Centro Regional de Apoio ao Artesanato; Companhia das Ilhas, Lda.; Fernando António Pimentel; Geotrota Unipessoal, Lda.; Instituto Açoriano de Cultura; Instituto Cultural de Ponta Delgada; Instituto Histórico da Ilha Terceira; João António Gomes Vieira; Jorge Barros – Produções  Audiovisuais, Lda.; Núcleo Cultural da Horta; OMA – Observatório do Mar dos Açores; Publiçor, Publicações e Publicidade, Lda.; Sociedade Afonso Chaves; Turiscom – Turismo e Comércio, Lda.; Universidade dos Açores; Ver Açor Editores; Yolanda Corsépius.

Os 775 títulos disponíveis este ano, ascendendo a 2.280 publicações, dos editores representados, bem como da Direção Regional da Cultura, poderão, como vem sendo hábito, ser adquiridos com descontos de 20% e 30%, respetivamente. 

Para além desta diminuição significativa no preço de venda ao público, o Pavilhão “Cultura Açores” selecionará quotidianamente um “Livro do Dia”, bem como um livro em promoção, que estarão à venda com descontos de 50%. Os “Livros do Dia” e as promoções da Feira serão extensíveis às lojas da Direção Regional da Cultura (Museus da Rede Regional de Museus dos Açores, Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada, Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e João José da Graça, na Horta, e ainda ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas), bem como à livraria virtual.

De entre as muitas obras selecionadas para o “Livro do Dia”, merecem destaque a recente edição de Emanuel Félix – Obra Completa (3 volumes), com organização de Vasco Pereira da Costa, o álbum A Fotografia nos Açores da autoria de Carlos Enes, bem como o ensaio A Baleação e o Estado Novo. Industrialização e organização corporativa (1937-1958), de Francisco Maia Henriques, distinguido com Menção Honrosa na edição de 2014 do Prémio de Humanidades “Daniel de Sá” ou ainda o catálogo José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz, que permite revisitar a grande exposição retrospetiva do artista mariense, organizada em 2016 pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com curadoria de José Luís Porfírio.

A par da venda de obras com descontos significativos, o Pavilhão “Cultura Açores” promove ainda, no âmbito da programação cultural para este ano, a realização de lançamentos de livros e de sessões de autógrafos, de entre os quais se destaca, no dia 25 de maio, pelas 19h00, no Auditório da APEL, a apresentação do livro José Enes – Obra Poética, de Fernanda Enes. No dia 1 de junho, no Pavilhão, terão lugar duas sessões de autógrafos, pelas 12h00, com Susana Rodrigues, autora do livro Madrugada, e, pelas 18h30, com José L. Diniz, autor de Santa Maria – Momentos na Ilha dos Fósseis. Ainda a 1 de junho, pelas 21h00, no Auditório, decorrerá o lançamento da obra Corpo Triplicado de Maria Brandão.

No dia seguinte, sábado, 2 de junho, pelas 15h00, no Pavilhão, acontecerá uma sessão de autógrafos com Maria João Ruivo, autora do livro Um Punhado de Areia nas Mãos, bem como, pelas 20h00 e pelas 21h00, sempre no Auditório, a apresentação dos livros A Alma da Nossa Gente de Augusto Gomes e Álbum Micaelense de José de Almeida Mello, respetivamente.

Finalmente, nos dias 8 e 10 de junho, pelas 17h00 e pelas 11h00, respetivamente, terão lugar, no Pavilhão, duas sessões de autógrafos, a primeira com Jorge Rebêlo, autor de Domingos Rebêlo – Pintura e a segunda com Conceição Cabral, autora de Saberes e Sabores dos Açores.

O Pavilhão “Cultura Açores” da 88.ª Feira do Livro de Lisboa poderá ser visitado de segunda a quinta-feira das 12h30 às 23h00, às sextas-feiras das 12h30 às 24h00, aos sábados das 11h00 às 24h00 e aos domingos e feriados das 11h00 às 23h00. O seu funcionamento é assegurado por funcionários da Direção Regional da Cultura e conta com a colaboração de cinco jovens estudantes açorianos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: -N/D-
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.