Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O desenho dos afetos – oficina de contos e ilustração

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-06-02 até 2018-06-04 às 16:00

O desenho dos afetos – oficina de contos e ilustração

dinamizada por Andreia Albernaz

 

Data: 2 de junho (16h00 – público familiar)

           4 de junho (10h00 – público escolar)

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Inscrição Prévia: Público familiar - mediante preenchimento de ficha de inscrição; público escolar, através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 30 de abril

 

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de receber a ilustradora Andreia Albernaz Valente, que assina com o pseudónimo grão de pó, e que irá dinamizar duas oficinas de ilustração, partindo da apresentação dos contos, sob a forma de pequenas encenações.

Nesta iniciativa, os participantes serão convidados a embrenhar-se em três histórias que nos falam de afeto. Conhecerão uma avó, Felicidade de seu nome e fada de magias sem fim; uma mãe, esta Terra que nos acolhe e alimenta; e um filho que poderia ter qualquer nome do mundo e que, um dia, precisou de uma coragem maior do que o seu tamanho.

Delas partirão para uma oficina de ilustração. Utilizarão folhas, flores, sementes e tintas naturais com o propósito de criar, à medida da imaginação e da sensibilidade de cada criança, uma personagem, o ponto de partida para uma nova história.

No final, haverá espaço para uma conversa mais próxima com o público.

 

Andreia Albernaz Valente. Bióloga de estudos. Artesã de cortiça. Mosaico de experiências várias e aparentemente desconexas. Ilustradora. Assina grão de pó, nome de coisa pequeníssima, que ocupa espaço nenhum, mas que de pairar, tão pacientemente perto, em torno de algo lhe encontra sentidos.

A biologia é o ponto de partida, a inspiração para olhar à volta e encontrar, nos detalhes que ninguém precisou de construir, respostas. E novas perguntas movidas a curiosidades sem fim, num caminho sempre feito de busca aos porquês das coisas.

A ilustração tem raízes de terra e sonhos de gente. Nela procura refletir a profunda conexão entre pessoas e natureza, privilegiando materiais naturais e técnicas ecológicas.

Uma breve experiência em teatro foi a poção mágica de bravura que bebeu para contar histórias a miúdos e graúdos, em viagens envolventes e cheias de afeto.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.