Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Orquestra Regional Lira Açoriana | Temporada Artística 2018

  • Música/Music
  • Teatro Micaelense
  • 2018-09-01 às 21:30

A Direção Regional da Cultura promove o concerto da Orquestra Regional Lira Açoriana, no âmbito da Temporada Artística 2018.
Para encerrar a programação do biénio 2017-2018, era nosso desejo poder apresentar ao público das ilhas um programa que refletisse de certa forma a evolução que os jovens músicos da ORLA fizeram ao longo dos quatro estágios que hoje culminam neste concerto.
Quis o destino que 2018 fosse um ano de algumas importantes efemérides musicais, entre elas o centenário do nascimento desse génio da música americana – Leonard Bernstein. 
A ORLA não quis deixar de se associar a esta importante data e ao incontornável compositor, apresentando para isso alguma da sua empolgante música, a qual, não tendo sido originalmente escrita para banda, não deixa de nos envolver com a mesma energia e emoção nestas orquestrações para sopros.
À semelhança do que foi acontecendo nos programas anteriores, também a música portuguesa tinha de marcar presença neste concerto e, de modo especial, a que tem sido criada por compositores oriundos das ilhas açorianas. Nesse sentido, este programa consegue fazer um 2 em 1, ao apresentar uma obra de um compositor da ilha de S. Miguel, o qual será também o solista na mesma! A obra foi uma encomenda da Banda Filarmónica SAMP (Pousos – Leiria), por ocasião dos seus 140 anos, e teve a sua estreia em dezembro de 2013, tendo como solista o seu compositor e a referida Banda.
Ainda representando a música portuguesa, poderemos ouvir a música do jovem compositor Alexandre Almeida, a quem foi atribuída uma menção honrosa no V Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2015 e que foi vencedor do V Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa 2016.
As ilhas, em geral, são sem dúvida um terreno inspirador para muitos criadores. A terminar este biénio encerramos o nosso concerto com música inspirada noutra ilha, o Chipre, aqui numa visão da compositora americana Carol Barnett. 
Na esperança de que este programa possa ser do agrado do público que acompanha e apoia as Bandas Filarmónicas açorianas, queremos agradecer a todos, esse importante apoio e, em meu nome pessoal, enquanto diretor artístico deste biénio que hoje se encerra, agradecer todo o empenho que os jovens da ORLA tiveram ao longo destes estágios e dizer-lhes que foi um enorme prazer partilhar o palco com todos eles e sentir a paixão comum pela Música!

4.º Estágio da Lira – Biénio 2017/2018
Programa:
Centenário de Leonard Bernstein 

Leonard Bernstein (1918-1990) / Clare Grundman (1913-1996)
Abertura de Candide 

Rogério Medeiros (1979)  
Concertino para Violoncelo e Banda Filarmónica
(Violoncelo – Rogério Medeiros)

Leonard Bernstein (1918-1990) / Frank Bencriscutto (1928-1997)
“Profanação” da Sinfonia n.º 1 

Alexandre Almeida (1985)
Sinfonieta n.º 1 
I – “Quase fúnebre”, processional
II – “Moderato”, rítmico
III – “Cantabile”
IV – “Allegro”, rítmico

Carol Barnett (1949)
Cyprian Suite 
I – “Servikos” (Dança sérvia)
II – “Aya Marina” (Canção de embalar)
III – “Exomológhisis” (Confissão)
IV – “Agapisá Tin” (Eu amava-a)

Direção – Alberto Roque

Entrada livre.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.