Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Museu do Pico apresenta a exposição Joia Açoriana

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2018-08-14 às 21:30

O Museu do Pico apresenta ao público, no próximo dia 14 de agosto, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição Joia Açoriana, uma coleção de joias de autor, criada pelos artistas Manuela Ferraz e Carlos Fontes, produzida no âmbito das Comemorações dos 30 anos do Museu dos Baleeiros.

Estes criadores, responsáveis pela marca “Joia Portuguesa”, inspirada nos mais diversos elementos tradicionais portugueses e nas características ambientais da fauna e flora das várias regiões do país, apresentam este conjunto de peças que refletem a paixão pelas viagens a cada uma das ilhas.

“O processo desenvolvido tem como objetivo valorizar e dignificar o imaginário e o património açoriano e atribuir à sua intemporalidade um cariz mais contemporâneo, aplicando-o a novos materiais e atribuindo-lhe um novo sentido e valor artístico através do modo pelo qual a sua forma sofreu interferência por parte dos artistas.”

Esta exposição conta com peças desenhadas pelos dois artistas e executadas por ourives e filigraneiros experientes. Assim, a intervenção manual está sempre presente, existindo mesmo peças única e exclusivamente elaboradas à mão, fazendo uso de várias técnicas, entre as quais a mais característica técnica portuguesa de trabalhar o ouro e a prata.

 No Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Museu do Pico acolhe esta exposição que ficará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico até 30 de setembro, no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo - 10h00-17h30).

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.