Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição Vitorino Nemésio | As fibras do mormaço

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-09-14 até 2019-02-28 às 18:30

Exposição «Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço»

 

Data: 14 de setembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Hora: horário de funcionamento da Biblioteca

 

Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro envidou esforços para, através de uma Exposição e catálogo, assinalar a passagem desta data. Coincidentemente, em 2018, comemoram igualmente aniversário as primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas.

Em 2018 celebra-se a passagem de 50 anos sobre a primeira edição, em 1968, de Violão de Morro e de Caatinga e Terra Caída: Viagens no Nordeste e no Amazonas, 60 anos sobre a publicação de Conhecimento de Poesia e de O Retrato do Semeador e os 80 anos sobre a primeira edição de O Bicho Harmonioso, outro livro de referência na trajetória poética do autor, publicado em 1938. Neste ano é dado igualmente à estampa a coletânea de conferências que proferiu em universidades francesas designada Études Portugaises.

A BPARLSR optou por apresentar na exposição as seis obras atrás referidas, bem como as edições que possui posteriores aquelas datas. Podem também ser apreciados livros da biblioteca de Vitorino Nemésio citados ao longo das obras em destaque e que ele anotou, comentou ou assinalou, muitos deles autografados pelos respetivos autores. Integram a exposição manuscritos de alguns dos poemas contidos em Violão de Morro que fazem parte do arquivo de Vitorino Nemésio.

A conferência de abertura da exposição, no dia 14 de setembro, às 18h30, será proferida pelo Professor Doutor António Machado Pires.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.