Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Camilo Pessanha – Um Poeta ao Longe, por Pedro Barreiros

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Galeria do IAC
  • 2018-09-16 às 21:00

No próximo dia 16 de setembro, pelas 21h00, o Instituto Açoriano de Cultura leva a cabo mais um Grémio das 9, com a presença de Pedro Barreios para se falar de Camilo Pessanha – um Poeta ao Longe.

Camilo Pessanha partiu para Macau em 1894 com 27 anos de idade e ali permaneceu todo o resto da vida vindo a falecer em 1926. Pertencendo, na opinião de Eugénio de Andrade, com Luís de Camões, Cesário Verde e Fernando Pessoa, ao grupo dos maiores poetas portugueses é ainda ignorado por muitos ou considerando uma pessoa exótica que trocou o seu talento pelo ópio quando chegou a Macau. Esta apresentação pretende mostrar Camilo Pessanha para além do poeta: o professor, o jurista, o sinólogo, o colecionador e o importante cidadão da sociedade macaense que ele foi.

Pedro Manuel Pacheco Jorge Barreiros, nasceu em Macau em 1943. Especialista em Medicina Interna e Medicina Aeronáutica, Major-General Médico da Força Aérea. No ensino médico, foi assistente convidado da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa nas cadeiras de Patologia e Clinica Médicas, e de Patologia Geral na Universidade Atlântica. Aprendeu a pintar em criança com um mestre chinês, tendo-se dedicado à pintura durante toda sua vida, fazendo regularmente exposições individuais. A sua temática está normalmente ligada à interpretação de textos poéticos de autores como Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Cesário Verde, Federico Garcia Lorca, Bashô e outros poetas japoneses de Haiku, Li Bai, Wang Wei, Pei Ti e Ítalo Calvino.

Tem-se dedicado ao estudo e divulgação de várias características culturais e étnicas de Macau e de individualidades macaenses como José Vicente Jorge ou ligadas a Macau como Danilo Barreiros, Wenceslau de Moraes e Camilo Pessanha.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: iac@iac-azores.org

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.