Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das 9 "Martírio da Paciência, de Agostino Casaroli", por João Maria Mendes

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2018-11-09 às 21:00

No próximo dia 9 de novembro, pelas 21h00, o Instituto Açoriano de Cultura leva a cabo mais um Grémio das 9, com a presença de João Maria Mendes para se falar da obra de Agostino Casaroli O Martírio da Paciência

Esta obra aborda as memórias do diplomata da Santa Fé Agostino Casaroli, mais tarde Secretário de Estado da Santa Sé e Cardeal, e ostenta uma espécie de subtítulo: O Vaticano e os países comunistas ente 1963-89: os anos que mudaram o mundo. O então diplomata itinerante da Santa Sé Casaroli percorre diversos países da cortina de ferro a fim de tentar, com muita paciência, encetar negociações com os regimes do Pacto de Varsóvia para uma maior liberdade da Igreja Católica nestas nações. É acusado por outros setores da diplomacia eclesiástica e altos dignitários da Santa Sé de estar a negociar concessões demasiado latas com os comunistas ou mesmo ser permeável e influenciável por eles.

Entre a “espada e a parede” Casaroli não desiste. Quando escreve estas memórias sente que toda a sua atuação foi um autêntico martírio, embora suportado e levado com muita paciência e persistência.

João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes nasceu nas Cinco Ribeiras a 17 de setembro de 1954. Doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores, Pós-Graduação em Direito Regional pela Universidade dos Açores/Universidade de Lisboa, curso de Teologia pelo Seminário Episcopal de Angra. Fez o Programa Avançado para Executivos (PAGE) da Universidade Católica Portuguesa. Professor da cadeira de Direito Público Eclesiástico no Seminário Episcopal de Angra. Foi Professor convidado da licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade dos Açores. Exerceu os ofícios eclesiásticos de Pároco das Paróquias de São Brás, dos Altares, do Raminho e da Conceição de Angra, para além de Secretário Episcopal do Bispo de Angra e Capelão Militar da Força Aérea Portuguesa entre 1980 e 1982. Desempenhou funções de adjunto e de chefe do gabinete de diversos departamentos do Governo dos Açores entre 1996 e 2012. Exerce as funções de Vigário Judicial da Diocese de Angra e, por inerência, Juiz do Tribunal Eclesiástico; Chanceler da Cúria Diocesana e Reitor da Igreja do Colégio de Angra. É comendador da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capelão Magistral da Soberana Ordem de Malta e cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Cónego do Cabido da Sé de Angra e seu Arcediago. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura e do Instituto Cultural de Ponta Delgada. É o atual Presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.