Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência "Nemésio, inteiro"

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-12-14 às 21:00

Conferência

Nemésio, inteiro

Data: 14 de dezembro
Hora: 21:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: jovens e adultos

Nemésio, inteiro é o tema da conferência que, no próximo dia 14 de dezembro, será proferida pelo Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da dinamização da exposição Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço, inaugurada no passado mês de setembro.
Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea e do aniversário das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas, esta instituição promoverá, para além da exposição referida, conferências mensais com diversos especialistas em Nemésio, numa perspetiva de divulgar diferentes abordagens acerca desta figura.

Luiz Fagundes Duarte é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, filólogo, tendo como áreas de investigação Filologia Portuguesa, Crítica Textual, História da Língua Portugesa e Linguística Portuguesa Histórica. Colaborou no projeto de edição crítica da obra de Eça de Queiroz, fez parte da Equipa Pessoa, dirigiu o projeto de estudo e edição do espólio de José Régio, reeditou a poesia de Vitorino Nemésio (Caderno de caligraphia e outros poemas a Marga, Poesia 1916-1940, Poesia 1950-1959, e Poesia 1963-1976) e de Antero de Quental (Edição crítica da poesia de Antero de Quental), e dirigiu dezenas de dissertações de mestrado e de doutoramento em Portugal, Brasil e Espanha. Deu cursos e seminários em várias universidades e países sobre matérias de Filologia e Crítica Textual, e tem mais de uma centena de artigos científicos em livros e revistas de especialidade. Publicou mais de mil crónicas em jornais e revistas, além de livros de biografia, ficção e crónicas e publicou crítica literária em jornais e revistas. Coordenador editorial da coleção «Obras completas de Vitorino Nemésio» que estruturou em 4 séries: poesia, teatro/ficção, crónica e ensaio, numa parceria entre as editoras Companhia das Ilhas, com sede nas Lajes do Pico e a Imprensa Nacional Casa da Moeda. Desempenhou funções governativas no Governo Regional dos Açores como Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura do XI Governo Regional dos Açores, de 2 novembro de 2012 a 8 de julho de 2014, Diretor Regional da Cultura do VII Governo Regional dos Açores, de 26 de novembro de 1996 a 24 de outubro de 1999. Foi presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República, de 15 de outubro de 2009 a 16 de junho de 2011, membro do Conselho Nacional de Educação, de 13 de setembro de 2005 a 13 de janeiro de 2010 e deputado à Assembleia da República, de 25 de outubro de 1999 a 16 de junho de 2011.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.