Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Museus e Bibliotecas: Públicos com Necessidades Especiais

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Teatro Micaelense
  • 2019-02-11 até 2019-02-13 às 10:00

Museus e Bibliotecas: Públicos com Necessidades Especiais

Formação
Formador: Miguel Horta
Técnicos dos Serviços Educativos dos Museus e Bibliotecas Mediadores Culturais com atividade no Serviço Educativo

Formador: Miguel Horta
Miguel Horta(1959) é um Pintor que se dedica à partilha e comunicação com o Outro, pelo que a sua intervenção se estende à mediação cultural (museus, bibliotecas públicas e escolares, bairros problemáticos e estabelecimentos prisionais, ruas e praças). Horta é autor/ilustrador de literatura infantojuvenil (Pinok e Baleote, Dacoli e Dacolá e Rimas Salgadas, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura). Escreveu a peça Retratinho de Amílcar Cabral (Teatro Mosca) e Logo à noite no lago Van (CAM/Fundação Calouste Gulbenkian). Com Aldara Bizarro, construiu o espetáculo Baleizão, o valor da memória (em circulação). Contador de histórias, intervém em contextos muito variados, frequentemente de exclusão, narrando com regularidade nas “Palavras Andarilhas”. Apresentou, recentemente, o espetáculo de narração oral “Arribalé!” (residência artística n’O Espaço do Tempo). É formador nas áreas da mediação leitora e educação artística, com destaque para o trabalho de  mediação junto de públicos com necessidades educativas especiais e minorias étnicas. Integrou o projeto 10x10 do Programa “Descobrir” da Fundação Calouste Gulbenkian, onde exerce com regularidade a sua atividade de mediador de museu, nos diferentes núcleos museológicos. Em 2012 expôs “Troncos e marés” na Galeria Appleton Square (2012). Está representado em diversas coleções de arte contemporânea. Foi fundador, com Maria José Vitorino, da Laredo Associação Cultural, que vem desenvolvendo intenso trabalho em estabelecimentos prisionais, bibliotecas, bairros e museus.

Curso teórico/prático que pretende dar uma visão atualizada do trabalho, que vem sendo feito, de criação de acessibilidades e promoção da inclusão em estruturas culturais do nosso país (Museus e Bibliotecas). O mediador cultural/artista Miguel Horta partilhará ferramentas e metodologias, promovendo a reflexão e construção de respostas locais.

Conteúdos
Serviços educativos dos museus e inclusão; Necessidades educativas especiais e públicos-alvo

Frequência gratuita, com inscrição prévia.
Duração: 15h (10h00-13h00/14h00-16h00) 
Número máximo de participantes: 25 pessoas 
Data limite de inscrição: 1 de fevereiro

Link para inscrição em: https://goo.gl/forms/LIjMa4Qe3dJmcHix1

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Teatro Micaelense
Largo de São João
Ponta Delgada

Telefone:
296 308 340

E-mail:
[email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.