Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Museu Adentro 13: José Júlio de Sousa Pinto(1856-1939)| um Pintor Naturalista Angrense

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2019-02-02 até 2019-04-30 às 18:00

José Júlio de Souza Pinto (1856-1939) instala-se em Pont-Scorff, na Bretanha, em 1903. A diversidade da paisagem, a beleza de uma natureza genuína, a tranquilidade inerente a uma região que se mantinha relativamente isolada e preservada, eram fatores apelativos para os artistas em busca de algo completamente diferente da agitação de Paris. Ao longo de quatro décadas, Souza Pinto vai interpretar na sua pintura a paisagem bretã, os seus múltiplos cambiantes atmosféricos, os seus habitantes e costumes.

As duas pinturas Volta do Rio e Chamando a Barcaça foram realizadas em Pont-Scorff, localidade que o inspirou profundamente. Representam as lavadeiras que lavavam e branqueavam a roupa no rio Scorff, um dos ofícios mais comuns na região durante o século XIX, e nos primeiros anos do século XX. Souza Pinto assimila na sua pintura a expressão do sentimento psicológico veiculada pelos realistas, os valores estéticos dos impressionistas, a veracidade atmosférica da pintura ao ar livre, desenvolvendo uma componente artística e interpretativa muito própria e inconfundível, marcada nomeadamente pela capacidade de conciliar o ambiente melancólico, mais sombrio e nublado, que caracteriza a paisagem bretã, com a atmosfera luminosa que via em Portugal, onde passava longas temporadas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://museu-angra.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.