Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Novas de São Jorge

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2019-03-22 até 2019-04-30 às 20:00

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco Lacerda, inaugura no dia 22 de março, pelas 20h00, a exposição temporária “Novas de São Jorge” produzida por Filipe Pinheiro de Campos.

A exposição procura retratar factos, acontecimentos e momentos do quotidiano, vividos na ilha, ou que de uma forma ou de outra tiveram impacto na vida jorgense.

De modo a concretizar o objetivo principal da exposição que se prende com a apresentação desses diferentes factos encarando-os no seu contexto histórico, local e social, procurou-se a representação dos mesmos através de periódicos jorgenses, fotografias e outros documentos, que de um modo ou outro permitissem consubstanciar as mesmas notícias.

Dentro das notícias pela qual se fez a opção enquadram-se aquelas que surgiram como mais marcantes em termos políticos, sociais, históricos, culturais e religiosos, na sua maioria relativos à ilha, não esquecendo os acontecimentos nacionais marcantes como a Implantação da República ou a Aclamação de D. Manuel II, ilustrados pelas atas camarárias do executivo velense.

Como apoio à exposição, em que os exemplares estão devidamente legendados, foi um elaborado pequeno roteiro para que se possa acompanhar a visita e que retrata de um modo mais dissecado o âmago de cada notícia e de cada fotografia, permitindo o enquadramento histórico daquela e fomentando o gosto pela nossa história comum.

A exposição ficará patente até ao dia 30 de abril de 2019.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Francisco Lacerda
Rua José Azevedo da Cunha
9850-038 Calheta

Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555
Email: museu.flacerda.info@azores.gov.pt

Ilha: São Jorge
Concelho: Calheta

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.