Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Da Sala de Jantar às Artes da Mesa (Sécs. XVIII a XX) | Curso livre, por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Instituto Cultural de Ponta Delgada
  • 2019-05-06 até 2019-05-10 às 18:00

Da Sala de Jantar às Artes da Mesa (Séculos XVIII a XX): Este curso pretende dar a conhecer as distintas facetas da sala de jantar desde a sua criação, sobretudo na segunda metade do século XVIII, até às distintas vivências por que foi passando até ao século XX, tendo por pano de fundo não somente a realidade portuguesa, como, igualmente, de diversos países do Mundo Ocidental. É pois, uma viagem por este espaço, analisando o hábito de tomar bebidas exóticas, que não lhe estava confinado e eram servidas noutros locais da habitação. Porcelanas chinesas e europeias, prataria de mesa e de serviço de bebidas, têxteis, vidros e cristais criavam atmosferas de grande requinte, a que se vinha juntar a própria intervenção das artes integradas, e em que o mobiliário e a iluminação complementavam a respetiva ornamentação. Outra dimensão a enfocar será a sociabilidade à mesa, com as vivências distintas de uma sociedade em permanente mudança, mas em que, com a passagem do "serviço à francesa" para o "serviço à russa", sobretudo no século XIX, emergiu um testemunho e memória da refeição, o menu, que viria a assumir um papel de relevo um pouco por todo o mundo, designadamente durante a Belle Époque.

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa é Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Doutor e Agregado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Provedor da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. Autor de diversos livros sobre Artes Decorativas; proferiu palestras e lecionou várias dezenas cursos livres sobre temáticas ligadas às Artes e Ambientes Decorativos e Históricos.

Horário: 6 a 10 de maio de 2019, das 18h00 às 19h30

Valor da Inscrição: €35,00 - Sócios do ICPD, estudante e seniores | €50,00 - Público em geral | Lugares limitados

Informações e inscrições: INSTITUTO CULTURAL DE PONTA DELGADA - 296628598 | geral@icpd.pt

Programa: Ver ficheiro anexo

CONTACTOS PROMOTOR:

Casa Armando Côrtes-Rodrigues
Rua José Maria Raposo Amaral, 101
9500-078 Ponta Delgada Açores - Portugal

Telefone: (+351) 296628598
Telemóvel: (+351) 964518805
E-mail: geral@icpd.pt
Skype: instituto.cultural.ponta.delgada

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.icpd.pt

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.