Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição Retalho de Saudade

  • Exposições/Exhibitions
  • Vila do Corvo
  • 2019-04-07 até 2019-11-07

A exposição “Retalho de Saudade”, patente até ao dia 7 de novembro, surge com o intuito de partilhar e divulgar o trabalho desenvolvido na constituição do Arquivo Fotográfico do Corvo, concebido de forma participada e do qual fazem parte cerca de 800 fotografias.

Respeitando o carater inerentemente participativo do Ecomuseu, a seleção das fotografias foi feita por membros da comunidade, com o objetivo de representar vários aspetos da vivência na ilha do Corvo ao longo do século XX. Agricultura, pesca, apanha do sargaço, religião e festividades, matança do porco, meios de transporte e quotidiano, são alguns dos temas patentes.

Para conhecer a exposição visite a Biblioteca Municipal, o Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia e a Casa do Bote. A inauguração desta exposição marca ainda o início da 2ª edição do Inventário Participativo de Fotografias, pelo que se convidam todos os membros da comunidade a participar, entregando as suas fotografias para serem digitalizadas no Gabinete de Apoio Técnico, na Canada do Graciosa. Os técnicos do Ecomuseu fornecerão toda a informação relativa ao processo de inventário e às condições de partilha a definir por cada proprietário.

As suas fotografias de família contam uma história que é de todos nós e que pode ser partilhada através deste Arquivo que funciona, assim, como um veículo para o autoconhecimento, como base de trabalho para investigadores ou como recurso educativo, estando disponível para consulta e partilha no Gabinete de Apoio Técnico do Ecomuseu.

CONTACTOS PROMOTOR:

Gabinete de Apoio Técnico do Ecomuseu do Corvo
Canada do Graciosa s/n
9980-031, Vila do Corvo
(+351) 292 596 063
ecomuseudocorvo.focal@gmail.com

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.