Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


"Coro dos Maus Alunos"

  • Teatro/Theater
  • Estúdio 13
  • 2019-11-23 às 21:30

Coro dos Maus Alunos

Em Coro dos Maus Alunos, de Tiago Rodrigues, o Coletivo 41.601 (PORTO) encontra uma linguagem muito próxima dos adolescentes, estreitando assim, a distância entre o que podem ser ideias e perceções de uma geração instável e o que acontece em palco. Neste espetáculo, os mais jovens podem ver retratadas algumas situações familiares, criando empatia entre a história apresentada e as suas vidas, enquanto que os mais adultos podem rever esperanças de um mundo que ainda estava para vir. Funcionando como um ombro amigo no inverno de uma vida chamada adolescência, será muito provável que os jovens que assistam a este espetáculo aumentem o seu interesse, quer pelo teatro, quer pela arte no geral, percebendo que a cultura não é algo desligado das paixões que sentem. Este é um espetáculo que pretende ser de verdadeiro interesse para o desenvolvimento dos mais jovens.

Bilhetes (8€) à venda no Estúdio 13
Classificação Etária:
M/12


Coletivo 41.601 é um grupo composto por elementos de diferentes vertentes do teatro que se uniram pela vontade de fazer teatro. Realizaram alguns projetos a nível escolar, de 2016 até ao presente. Em maio de 2017 trabalharam sob encenação de Andrés Bezares e assistência de encenação de João Lourenço em A porta de Trás, projeto posto em cena na Fundação José Rodrigues – Fábrica Social, no âmbito da primeira produção na ESMAE e em dezembro de 2017 no âmbito da segunda produção da ESMAE, apresentaram Terrorismo, com base no texto Terrorismo - No papel da Vítima, dos Irmãos Presniakov na Sala Preta da ESMAE, desta vez com encenação de Nuno M Cardoso e assistência de encenação de Rita Reis.
No entanto, foi no Projeto Independente e de encenação coletiva (terceira produção da ESMAE) que os alunos se juntaram enquanto grupo pela primeira vez, para pôr em cena Deixemos As Coisas Combustão, a partir de A Cantora Careca de Eugène Ionesco. Daqui nasce a enorme vontade de prosseguir juntos por um mesmo caminho. O grupo repõe assim o espetáculo em julho de 2018, na 9a edição do festival SET, levando para casa um dos prémios propostos pelo festival.
O primeiro projeto fora dos olhares académicos aconteceu após a experiência benéfica por que o grupo se viu passar em março de 2018. O grupo decidiu levar adiante o primeiro trabalho enquanto Coletivo 41.601 e em parceria com o grupo de música de câmara RePercussion Trio, desenvolveram um espetáculo “sobre a alma de um país em crescimento (...) uma criação artística com base na memória da literatura portuguesa mais emblemática” a que chamaram Portugal, Portugal, que apresentaram também na 9a edição do festival SET 2018.

Ficha Técnica
Interpretação:
Bernardo Santo Tirso, Catarina Fonseca, Júlia Prado, Luciana Sanhudo, Rafael Pereira, Teresa Fonseca e Costa, Vítor M. de Sousa
Cenografia: Raquel Santos
Figurinos: Sofia Fonseca
Desenho de Luz e Sonoplastia: Pedro Guimarães
Produção: Inês Arinto

Apoios:
Governo dos Açores
Direção Regional da Cultura dos Açores
Direção Regional da Juventude dos Açores
Câmara Municipal de Velas
Auditório Municipal de Velas
Estúdio 13
Associação Edmundo Machado de Oliveira

Agradecimentos:
Vítor Gonçalves, Manuel Luciano Ávila, Pedro Leitão, Ana Beatriz Camelo e MaxRenova.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua das Laranjeiras Armazém 13
Ponta Delgada

Telefone:
296 712 092

E-mail:
[email protected]


Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.estudio13.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.