Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do livro "Viagens Geológicas aos Açores", de Ferdinand Fouqué

  • Literatura/Literature
  • Instituto Cultural de Ponta Delgada
  • 2019-11-15 às 18:00

LANÇAMENTO DA OBRA

“VIAGENS GEOLÓGICAS AOS AÇORES”, DE FERDINAND FOUQUÉ

COM APRESENTAÇÃO DE VICTOR HUGO FORJAZ

15 de novembro | 18h00 | Instituto Cultural de Ponta Delgada

 

O Professor Victor Hugo Forjaz apresenta, no dia 15 de novembro, pelas 18h00, na sede do Instituto Cultural de Ponta Delgada, o livro “Viagens Geológicas aos Açores”, de Ferdinand Fouqué.

Com a publicação desta importante e relevante obra sobre a história natural do arquipélago, traduzido e publicado pela primeira vez em livro, em edição bilingue (português e francês), o Instituto Açoriano de Cultura inaugura uma nova coleção, a “Clássicos dos Açores”, que visa dar a conhecer obras escritas por visitantes ou autores regionais sobre diferentes aspetos do património natural ou cultural das nossas ilhas.

O texto das “Viagens Geológicas aos Açores”, inicialmente publicado em dois artigos na “Revue des Deux Mondes”, entre janeiro e abril de 1873, constitui não só uma interessante descrição sobre os aspetos morfológicos das ilhas do arquipélago, como um precioso relato das características físicas e do labor das gentes das ilhas à época, incluindo referências à geologia, botânica e etnografia das ilhas que visitou.

A primeira visita de Fouqué aos Açores data de 1872 e ficou a dever-se a um trabalho encomendado pela Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada sobre as águas termais micaelenses. Cumprida a tarefa, aproveitou para revisitar algumas das ilhas, completando os seus estudos iniciados anos antes, tendo tomado notas e redigido a obra que o IAC agora publica.

Ficha técnica
Título Viagens Geológicas dos Açores
Autor Ferdinand André Fouqué
Tradução Claro - Centro de Traduções e
Competências Interculturais, Lda.
Coleção Clássicos dos Açores
Edição Instituto Açoriano de Cultura
Data outubro de 2019
Número de páginas 284
Preço 12,00

ISBN 978-989-825-62-7
Ferdinand A. Fouqué (1828-1904) formou-se primeiro em Medicina e dedicou-se, depois, à vulcanologia. Estudou as erupções do Vesúvio, Etna, Santorini. O seu interesse pelos fenómenos sísmicos e vulcânicos levaram-no a muitas outras expedições científicas. Destaque a que realizou em 1867 na Terceira, para observar a erupção submarina ao largo da Serreta. Em 1877, torna-se professor de História Natural do Collège de France, sendo eleito, em 1881, membro da Academia das Ciências, instituição de que se tornaria presidente, em 1901. Foi pai de nove filhos e tem o seu nome numa das caldeiras da ilha de Reunião, no vulcão ativo Piton de la Fournaise, o Enclos Fouqué.

Publicou diversas obras, de entre as quais se destacam, Les eaux thermales de l'île de San-Miguel (Açores) Portugal (1873); Santorin et ses éruptions e Roches éruptives françaises (ambos em 1879); Synthèse des minéraux et des roches (1885) e Les Tremblements de terre (1888).

 

Victor Hugo Forjaz, autor ou coautor de 150 publicações científicas, efetuou missões científicas aos vulcões na Europa continental, Islândia, América do Norte, América Central continental, Antilhas, Hawai, Indonésia, Filipinas e Japão. Foi investigador das erupções submarinas na Ponta dos Capelinhos (Faial) e na Serreta (Terceira). Professor Catedrático do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, foi diretor do Programa Geotérmico dos Açores e coordenador da Rede Universitária de Vigilância Vulcânica e Sísmica. Cofundador da Sociedade Internacional de Planetologia e do Centro de Vulcanologia do Instituto Nacional de Investigação Científica, foi também fundador do Instituto de Geociências dos Açores e co-representante de Portugal na Rede Europeia de Vulcanologia. É presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e membro da Academia da Marinha.

CONTACTOS PROMOTOR:

Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.