Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Oficina «Improvisação em Movimento» com Sara Machado

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Estúdio 13
  • 2020-05-09 às 11:30

OFICINA IMPROVISAÇÃO EM MOVIMENTO
Improv / Contact Improv com Sara Machado

Datas

  • 14 de março
  • 11 de abril
  • 9 de maio
  • 13 de junho

Horário: 11:30 - 13h
Investimento: 10€ por cada oficina
Público alvo: pessoas com ou sem experiência com mais de 12 anos
Inscrições: [email protected]

Hoje, o Improviso é uma das vertentes mais interessantes e recorrentes do movimento e da dança, pois é um exercício de (se) sentir e, em simultâneo, olhar o outro.
Uma vez por mês, reunimo-nos na BlackBox do Estudio13 para descobrir um pouco mais do nosso corpo como motor de expressão e encontrar o nosso próprio movimento.

O que acontece nas nossas oficinas?

  • Preparação para o movimento - exercícios livres de mobilidade explorando os elementos estruturais do corpo e da dança: níveis, direções, velocidades, deslocamentos, entre outros;
  • Exploração de exercícios, jogos e dinâmicas de improvisação como ponto de partida pela busca de um movimento pessoal e distinto - linguagem própria;
  • Exploração de exercícios de composição como forma de criação artística;
  • Exploração de exercícios de Contact Improvisação, como terapia, como processo na busca do automovimento e autoconhecimento.



IMPROVISAÇÃO:

As aulas de Improvisação são dinâmicas e livres. Não requer equipamento específico, nem formação prévia em determinada modalidade. Não tem faixa etária ideal, nem peso ou género. A improvisação é livre. Recomenda-se inclusive a atores, a pessoas que sofrem de stress e, a pessoas com dificuldades sociais como timidez ou falta de confiança - como ferramenta terapêutica. É um espaço físico e temporal para nós: para sentir a música, interagir, trocar energias e experiências, para nos movimentarmos de acordo com o que se sente no momento. Para quem já estuda dança ou tem formação profissional, as aulas de improviso servem para quebrar certas barreiras e estimular a criatividade. É um exercício importante para entender o próprio corpo, o corpo do outro e a relação estabelecida com a dança - é uma ferramenta de descoberta (auto e mútua).

CONTACT IMPROV:

Contact Improvisation é uma forma de dança – a pares ou mais pessoas, com base nos princípios físicos do toque, momento, efemeridade, peso/contrapeso e, principalmente, seguindo um ponto de contato compartilhado. É uma técnica de exploração de movimento que testa aptidões simples como: ser levantado, técnicas de equilíbrio (balance/off balance), respiração como impulso de movimento e capacidade de resposta - aos nossos parceiros de dança e ao ambiente em que essa experiência acontece.

SARA MACHADO
Nascida em 1988, praticou Dança Clássica e Moderna, com Milagres Paz, durante 16 anos, precedendo a Licenciatura em Dança (2007/10 - Escola Superior de Dança).
Ao completar a licenciatura, frequenta o Curso de Artes Performativas do Sou – movimento e arte (2011), desenvolvendo aptidões em áreas congéneres da Dança como o Teatro, Canto, Música e Dramaturgia.
Também nesse ano, 2011, inicia o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas, companhia da qual faz parte, colaborando como intérprete, criadora e produtora de todos os projetos deste então. Trabalhou na área da Dança / Performance com Vitor Hugo Pontes e Marco da Silva Ferreira (A Ilha), Filipa Francisco (Cardume), Luís Guerra (Especto), João dos Santos Martins (#dancewithsomebody), Daniel Cardoso / Quórum Ballet (Lago dos Cisnes e Garden), Tiago Correia (E caíram nas mãos gotas daquela alma) e Maria João Gouveia (As Fadas), assim como em cocriações do próprio colectivo (Resvés e Em rede). É, também Diretora de Comunicação do Paralelo Festival de Dança.
Em simultâneo com o trabalho artístico, trabalha com o Método de Reabilitação e Treinamento – Pilates, desde 2014, ano em que se formou pela Tao Pilates (Brasil) e é certificada pelo IPDJ como Técnica de Exercício Físico.
Atualmente lecciona Pilates e Dança Contemporânea em diferentes espaços - Holistika Azores, CAFBPD, Escola Dança Paz, entre outros.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua das Laranjeiras Armazém 13
Ponta Delgada

Telefone:
296 712 092

E-mail:
[email protected]


Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.estudio13.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.