Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do Livro: "Ultramar na Pele"

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2021-04-25 às 18:00

No próximo dia 25 de abril o Ecomuseu do Corvo irá promover a apresentação do livro “Ultramar na Pele” da autoria de Diana Gomes com fotos de Rui Caria. 
Este evento insere-se nas celebrações do 25 de Abril e irá decorrer no Espaço Cultural Multiusos do Corvo, pelas 18h00.
O livro retrata a Guerra Colonial. Para a autora Diana Gomes, além das histórias e lembranças trágicas, este conflito deixou uma herança marcada na pele dos combatentes: as tatuagens do Ultramar.  Estas tatuagens são registos feitos no corpo pelos soldados pelas mais diferentes razões, mas que, na interpretação da autora, são o “denominador comum de ausência de paz”. (…) “A longevidade dos que as carregam garantem, por enquanto, a sua existência, mas um dia extinguir-se-ão. As tatuagens do Ultramar são fáceis de identificar pela simplicidade do seu traço e escrita. São marcas que identificam lugares, datas e sentimentos. Muitas também tentam ilustrar, nas imagens, os episódios do que lá se viveu”.
O livro, ilustrado com fotos de Rui Caria, é um testemunho e um registo feito numa perspetiva diferente da habitual. As tatuagens são uma “representação da guerra, da ansiedade, do medo, da esperança, da saudade, da família e dos amores que viviam em espera”.  Na pele eram gravadas “sereias, coqueiros, palhotas, âncoras, corações com setas, nomes de namoradas, cruzes, palavras de amor, caravelas e muitas vezes a palavra mãe”.

CONTACTOS PROMOTOR:

Ecomuseu do Corvo -
Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://www.facebook.com/museudoterritorio/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.