Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Temporada Cultural 2021 | "Cantar a Liberdade"

  • Música/Music
  • Todos
  • 2021-04-24

“Cantar a Liberdade” na Temporada Cultural 2021 Direção Regional da Cultura 

A Direção Regional da Cultura (DRC) promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021, a realização, no dia 24 de abril, próximo sábado, do concerto “Cantar a Liberdade”, com emissão, a partir das 20h30, na RTP Açores, e a transmissão, no dia seguinte, às 18h00, através da página de Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

Gravado no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, o espetáculo, que assinalará a efeméride do 25 de abril, será interpretado por Antero Ávila no baixo elétrico, João Leonardo na voz e guitarra acústica, Miguel Ávila nas percussões, Roberto Rosa nos trompetes e voz, e Rui Pacheco na guitarra elétrica.

Segundo nota do agrupamento: “a Música surge como um elemento coletivo de afirmação, mobilização e união. Nos diferentes períodos históricos e, nomeadamente, no 25 de abril de 1974, a canção aparece como um protesto social musicado, mas também um manifesto estético, que galvaniza e transcende, frequentemente, o próprio momento a que se reporta, adquirindo o estatuto de verdadeiro hino que se tatua na identidade de um povo”.

Nesse sentido, o concerto “Cantar a Liberdade” contará com um repertório com música de intervenção que transmitirá “fielmente, o espírito de uma época revolucionária, sendo testemunho, por um lado, de uma época opressiva, mas, por outro, que inspirou muitos artistas a criarem. José Afonso, Vitorino Salomé, Jorge Palma, Sérgio Godinho, serão alguns dos nomes interpretados”.

O organização do espetáculo contou com a parceria da Cooperativa Praia Cultural.

Antero Ávila, natural do Pico, formado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, pela Escola Superior de Música de Lisboa, com Licenciatura em Composição, é professor de Análises e Técnicas de Composição e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Possui um extenso currículo em projetos musicais, dividindo a sua atividade profissional com a de compositor, maestro e instrumentista, sendo autor de várias obras para coro e orquestra, música de câmara e banda sinfónica.

João Pedro Leonardo, que assume o nome artístico “João da Ilha”, natural da Terceira, cruza a música tradicional com correntes contemporâneas da música popular, com inspiração atlântica. Após 20 anos de carreira desenvolvida em Setúbal, regressou, em 2019, à sua ilha de origem, tendo já editado três álbuns e dois EP's, entre eles, incluindo temas premiados.

Igualmente nascido na ilha Terceira, Miguel Ávila, filho do compositor Antero Ávila, frequenta Percussão no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, sendo atualmente percussionista na Orquestra de Sopros da Ilha Terceira.

Roberto Rosa, natural de São Jorge, iniciou a sua jornada musical na Filarmónica União Popular da Ribeira Seca, completando estudos no Conservatório de Angra do Heroísmo, além de ter frequentado várias ações de formação e integrar projetos musicais de referência como a Orquestra AngraJazz, o Lava Brass Quintet, o BRUMA Project e a Orquestra de Sopros da Ilha Terceira, da qual é presidente e fundador, além de ser diretor artístico do Orfeão da Praia da Vitória.

Rui Pacheco, guitarrista oriundo da Praia da Vitória, assenta a suas qualidades artísticas numa formação autodidata. O seu percurso musical tem passado por diversos projetos, de vários estilos, que o tornam num guitarrista eclético.

A Temporada Cultural 2021, promovida pela DRC, divulgará semanalmente a realização de um evento em formato digital (enquanto vigorarem medidas restritivas devido à COVID-19), em todas as ilhas dos Açores. Iniciada no passado dia 17 de abril, com o concerto “Momentos”, no qual atuaram os músicos Maria e Luís Bettencourt, gravado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, a Temporada contemplará, além da música clássica, erudita e popular, as artes performativas e cénicas.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal
Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.