Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Ciclo de webinars debate futuro dos museus açorianos

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Todos
  • 2021-10-14 até 2021-11-11 às 16:00

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 14 e 21 de outubro, e 11 de novembro, entre as 16h00 e as 17h30, a realização de um ciclo de seminários online, intitulado “Entre o digital e o presencial: Que futuro para os museus açorianos?”, através da página de Facebook da DRC (em facebook.com/culturacores).

            Inspirado no tema lançado pelo Conselho Internacional de Museus em Portugal (ICOM), para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2021, e com vista a refletir a transformação profunda da sociedade e, em particular, dos museus e seus profissionais, o ciclo de webinars visa igualmente debater a literacia e estratégia digital dos espaços museológicos regionais.

As três palestras online serão transmitidas com livre acesso e com recurso a intérprete de língua gestual portuguesa.

Assim, no dia 14 de outubro, o primeiro seminário subordinado ao tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que contará com as intervenções de Nuno Ribeiro Lopes e Sara Barriga, moderadas por Teresa Mourão, debaterá as estratégias dos museus na valorização não só do património cultural, como na mediação cultural e na sua responsabilidade social, no que concerne às acessibilidades e à inclusão de diferentes públicos.

O segundo webinar, que se realizará a 21 de outubro, com a participação de Ana Lúcia Almeida e Helena Barranha, será moderado por Maria Vlachou, denominado “Literacia Digital”, e pretende incidir sobre as necessidades, o potencial, os desafios e os receios da mediação digital, através de novas tecnologias, e das redes socais, na relação cultural e patrimonial do museu com o seu público.

 A terceira conferência, a 11 de novembro, sobre “Estratégia digital”, será dinamizada pelas comunicações de Gonçalo Trindade e Teresa Campos, moderadas por Sandra Garcia, na qual se propõe a definição de políticas que procurem englobar normas de preservação e de conservação digital do património cultural açoriano.

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.