Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2021-10-23 até 2022-01-16 às 16:00

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara do artista João Amado, inaugura a 23 de outubro, pelas 16h no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

A mostra reúne um vasto conjunto de colagens que poderiam ser divididas em duas séries, uma sobre madeira e uma outra sobre papel. João Mourão escreve: “São composições que, num primeiro olhar, nos parecem surrealistas e, nesse sentido, temporalmente desfasadas. Mas se realmente as observarmos, são verdadeiras construções de um pensamento do agora, produções que partem da ecologia, da animalidade, da partilha e do equilíbrio entre todos os seres vivos”.

Com esta exposição o artista pretende provocar uma aproximação e desenvolver um laço de intimidade maior entre as peças e o observador. Um convite à reflexão e ao aprimorar do olhar sobre a nossa forma de estar e interagir. Segundo Amado, “representa também um “waking call” à nossa postura desconectada e centrada no eu, e à nossa pegada e contribuição para o avanço incontestável de uma séria crise ambiental. O conjunto de trabalhos é composto por diversos cenários, contextos, situações ou diálogos, assentes numa linguagem surreal ou direcionada para a fantasia e  visa expor uma postura humana renovada: cedência no desejo pela predominância em prol de uma maior ligação e envolvência com os elementos naturais.”

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.