Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conservação dos Ecossistemas Marinhos dos Açores

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-10-29 às 18:00

Conservação dos Ecossistemas Marinhos dos Açores

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no dia 29 de outubro, pelas 18h00, a palestra “Conservação dos Ecossistemas Marinhos dos Açores”, proferida por João Pedro Barreiros.

Esta iniciativa surge no âmbito da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, inaugurada no passado dia 14 de outubro.

Numa homenagem à beleza do mar dos Açores, o biólogo João Pedro Barreiros irá abordar temas como a biodiversidade marinha do arquipélago e a perda do potencial de produtividade biológica.

A exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu” é inspirada na obra de Raul Brandão “As Ilhas Desconhecidas” e estará patente até ao dia 31 de janeiro de 2022. A ela estarão associadas diferentes iniciativas que pretendem dar a conhecer as várias riquezas do arquipélago açoriano.

Inscreva-se para assistir a esta iniciativa através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

Biografia João Pedro Barreiros: Nasceu em Lisboa a 21 de outubro de 1964. Oriundo de uma família Macaense, tendo vivido em Angola e em Lisboa, mas optando por estudar e viver nos Açores no final do ensino secundário. Já licenciado em Engenharia Zootécnica ingressa na Universidade dos Açores, como Assistente Estagiário, em 1991. Em 1995 defende as provas de aptidão pedagógica e capacidade científica na especialidade de Etologia Animal e, em 2001 conclui o doutoramento em Biologia/Ecologia Animal. Em 2008 defende provas de Agregação em Etologia Animal sendo, atualmente, Professor na Universidade dos Açores. Autor e co-autor de mais de 90 publicações em revistas internacionais, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direccionado a sua investigação sobretudo em predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia amazónica. Ilustrador científico membro do Guild of Natural Science Illustrators. Desde muito jovem que o mar representa uma parte importante na sua vida, tanto como investigador como na prática de caça submarina, modalidade que alia aos seus trabalhos como técnica de recolha de dados. Pertence a diversas associações nacionais e internacionais nomeadamente, desde 2014, como membro correspondente, na Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha. É, igualmente, membro do Grouper & Wrasse Specialist Group da International Union for the Conservation of Nature.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.