Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com o Escritor – António Carlos Cortez

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-10-30 às 18:00

Encontro com o Escritor – António Carlos Cortez

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe, no dia 30 de outubro às 18h00, António Carlos Cortez no “Encontro com o Escritor”.

Esta iniciativa, que já reuniu vários nomes da literatura, recebe, agora, o premiado autor de “Diamante”, publicado no passado mês de agosto, para um momento de partilha com o público, onde a temática principal será a poesia.

“Encontro com o Escritor” é um projeto que a Biblioteca tem vindo a promover, ao longo dos últimos anos, e que tem permitido reunir vários autores aos seus leitores, dando a conhecer a sua vida e obra.

Participe nesta iniciativa, inscrevendo-se, até ao dia 29 de outubro, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

 

 

Biografia António Carlos Cortez: Nasceu em Lisboa, em 1976. Poeta, ensaísta e crítico literário, é professor de Português e de Literatura Portuguesa e investigador do CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho).

Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1999.

Recebeu em 2011, com “Depois de Dezembro” (Licorne), o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia publicado em Portugal em 2010. Na sua obra destacam-se os seguintes livros: “O Nome Negro” (2013), “Animais Feridos” (2016), a antologia “A Dor Concreta” (2016) – vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 -, e Jaguar (2019) – galardoado em 2020 com o Prémio Literário Ruy Belo e o Prémio de Poesia António Gedeão/FENFROF.

É ainda autor dos livros de ensaio “Nos Passos da Poesia- A Pedagogia do Texto Lírico” (2005), “Voltar a Ler” (2019), “Poética com Dicção – 16 Poetas Brasileiros para Ler Hoje” (2020) e “Critica Crónica” (2021).

Tem obras publicadas no México e no Brasil e está incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.