Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento Histórico & Raridades do Mês - José Cândido da Silveira Avelar, um intelectual jorgense

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2022-05-02 até 2022-05-31

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na rúbrica “Raridades da Nossa Biblioteca”, apresenta a obra “Ilha de S. Jorge (Açores) - Apontamentos para a sua História” (Horta, Tipografia Minerva, 1902), de autoria de José Cândido da Silveira Avelar.

 

José Cândido da Silveira Avelar (Velas, ilha de São Jorge, 6 de setembro de 1844 – Horta, ilha do Faial, 3 de dezembro de 1905), foi um político, jornalista e historiador açoriano.

 

Desposou, a 24 de novembro de 1870, Ana dos Anjos Garcia Fialho, natural da freguesia Matriz da Horta, de quem teve duas filhas, falecidas em 1899.

 

Defensor dos ideais da Regeneração, foi afastado, pela vereação progressista, do cargo de escrivão do concelho que exercia na Câmara das Velas. Este fato, aliado ao zelo que dedicou à educação das duas filhas, contribuiu para que viesse a fixar-se na Horta a partir de janeiro de 1885.

 

Como jornalista, foi redator de “O Velense” de 1879 a 1885 e de “A Regeneração (2.ª série)”, a partir de 1900. Colaborou, com outros intelectuais de nomeada, na "Revista de Estudos Livres" (1883-1886), de orientação positivista, dirigida por Teófilo Braga.

 

Sustentou forte polémica historiográfica com João Duarte de Sousa, também jorgense e seu opositor político, sobre aquela ilha. Em resposta a uma obra publicada por Duarte de Sousa, publicou a “Ilha de S. Jorge (Açores) - Apontamentos para a sua História” (Horta, Tipografia Minerva, 1902), trabalho que é considerado uma interpretação mais abrangente e atual (à época) da história e da etnografia da ilha.

 

Em 1899 completou a obra “Genealogias dos Soares, Teixeiras, Pereiras, Silveiras, Cunhas, Lacerdas, Amarantes e outros da Ilha de São Jorge”, manuscrito composto por 63 fólios, sendo 20 de índices e os restantes de cartas genealógicas das famílias assinaladas no título. Este trabalho mantém-se inédito e, tal como os apontamentos que serviram de base à elaboração de “llha de São Jorge”, pode ser consultado na Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Walter Bensaúde, 14
9900-142 Horta

Telefone: 292 202550
Fax: 292 391344

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: https://bparjjg.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.