Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Dido e Eneias

  • Música/Music
  • Teatro Micaelense
  • 2022-05-28 às 21:30

Dido and Aeneas, obra prima do Barroco seiscentista, é considerada uma das mais emblemáticas óperas inglesas de todos os tempos. Dido e Eneias nasce no seio da tradição das masques inglesas - espectáculos de carácter alegórico que incluíam dança e cenários exuberantes -, unindo elementos característicos da herança inglesa com influências da ópera italiana e da música francesa. As datas de composição e estreia da ópera são incertas: sabe-se que foi composta até julho de 1688 e que foi apresentada por alunas da escola feminina de Josias Priest, em Chelsea, Londres, no final de 1689. A sua primeira apresentação num teatro aconteceu após a morte de Purcell, em 1700, no Lincoln Inn’s Field Theatre, em Londres.

O libreto, da autoria do poeta irlandês Nahum Tate, é livremente baseado num episódio do livro IV da Eneida de Vergílio, relatando a breve e trágica história de amor entre a rainha de Cartago, Dido, e o príncipe troiano Eneias. Chegado a Cartago, depois do saque de Tróia pelos gregos, e a caminho do seu destino como fundador de Roma, Eneias é recebido friamente pela viúva Dido, que receia tornar-se vulnerável. Atormentada pela paixão, Dido, aconselhada por sua irmã Belinda a corresponder ao troiano, para seu bem e bem do seu reino, acaba por ceder ao amor. No entanto, devido a um astuto plano de uma poderosa feiticeira e das suas bruxas, Eneias é levado a crer que os deuses lhe ordenam que parta. O casal separa-se e Dido, sentindo-se abandonada, despede-se da vida numa das árias mais famosas do repertório operático – “When I am laid in Earth”, o famoso lamento de Dido.


direção musical Amâncio Cabral  
encenação, conceção e legendagem Helena Castro Ferreira
contínuo Nataliya Silva, Inês Melo e Pedro Raposo
assistência de conceção Vanessa Vieira, Cristina Silva
guarda-roupa Maria de Deus Sousa
adereços Leonardo Sousa, Cristina Silva 
intérpretes Carolina Constância, João Fonseca, Carolina Raimundo, Raquel Dutra, Beatriz Vasconcelos, Rita Linhares, Teresa Afonso, João Tavares 
Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada 
Coro de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada

https://www.teatromicaelense.pt/

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo S. João
9500-106 Ponta Delgada
Telefone: (+351) 296 308 340
Fax: (+351) 296 308 344
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.teatromicaelense.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.