Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Workshop de Encadernação: Estilo Copta

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-05-24 até 2022-05-26

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Workshop de Encadernação: Estilo Copta, nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 17h30 às 20h00. Esta sessão decorrerá sob a orientação de Anahí Meyer Riera e Alzira S. Mendes.

O livro antigo, objeto de relevância histórico-artística, é testemunho da nossa identidade cultural. No Workshop de Encadernação pretende-se dar a conhecer a história do livro desde as suas origens até aos nossos dias, estabelecendo períodos históricos tendo em conta os diferentes materiais da encadernação e sua evolução.

Elaborar-se-á, neste âmbito, uma encadernação estilo copta. Este tipo de encadernação foi um dos primeiros a serem usados em forma de códice, encarregado de preservar os cadernos, acrescentando capas de madeira, unidas por meio de uma costura realizada com nó de caderneta.

 

Inscreva-se através do número 295 401 000 ou enviando um email com o seu nome e contacto para [email protected].

 

Nota Biográfica de Anahí Meyer Riera

Nascida em Palma de Maiorca (Espanha). Licenciada em História da Arte pela Universidade das Ilhas Baleares; graduada como Técnica Superior de Conservação e Restauro na Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Catalunha, e Mestre com menção honorífica em Preservação da Arte Contemporânea, na especialidade de obra sobre papel, pela Universidade Complutense de Madrid.

Dedicada à preservação do património cultural, tem desenvolvido projetos em diversos países do continente europeu e americano, sendo que, desde 2011, se dedica principalmente à conservação de papel e do livro antigo.

De entre os seus últimos trabalhos, destaca-se a coordenação do Centro de Conservação e Restauro do Arquivo Histórico de Yucatán, e o cargo de responsável de conservação e restauro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Yucatán, ambos no México.

Recentemente, colaborou na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, trabalhando na Oficina de Conservação e Restauro. Atualmente, é doutoranda da Universidade dos Açores, e bolseira do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

 

Nota Biográfica de Alzira Mendes

Alzira dos Santos Mendes nasceu em Belo Horizonte, Brasil em 1964. Licenciou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, (Brasil), habilitação reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal. Complementou os estudos realizando o curso de Conservação e Restauro de Madeira e Mobiliário na Universidade dos Açores e realizou o Curso Breve de Preservação de Documentos Gráficos, Instituto Politécnico de Tomar / Ateliê de Marta Bretão, em Angra do Heroísmo.

Trabalha desde 2015 na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

 

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.