Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


2ª Mostra Documental | Firma "Domingos Dias Machado, Sucessor, Limitada"

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2022-12-15 até 2023-02-01

A 1ª mostra pretendeu mostrar o percurso desta firma até ao ano de 1894, quando Domingos Dias Machado trespassa os seus negócios.

Esta mostra pretende divulgar algumas alterações estruturais ocorridas ao longo do séc. XX, de acordo com a análise de livros e documentos aqui incorporados.

Em 1901 esta firma intitulava-se como firma "Domingos Dias Machado Succes”.

Já no ano de 1912, tinha apenas 1 sócio, Luís Maria de Aguiar (f. a 31 maio 1928), o qual foi comerciante em Ponta Delgada, primeiro como empregado, caixeiro, procurador de Domingos Dias Machado, mais tarde dono e gerente desta firma, foi um dos comandatários da Companhia de Navegação Eiffe & Birgfield, presidente da Associação Comercial de Ponta Delgada (1921-22), Cônsul do Chile em S. Miguel e Vice-Cônsul da República Dominicana.

Mais tarde e de acordo com a escritura de 12 de novembro de 1934, a administração da firma comercial “Domingos Dias Machado Sucessor”  ficou a cargo individual e exclusivamente do coproprietário, Henrique Resende de Aguiar, que de acordo com um artigo do jornal "Correio dos Açores", 19 jun. 1965, "era uma figura prestigiosa do Comércio e Indústria Insulares", já no mesmo jornal de 20 jun. do mesmo ano, é referido ainda que este presidira à antiga Associação Comercial de Ponta Delgada, e ao Conselho Diretivo da União das Fábricas Açoreanas de Álcool, era também ouvido em muitos pareceres pela Junta Geral.

Na década de 40, esta firma dedicava-se às seguintes áreas de negócio: comércio por grosso de mercearias, líquidos e miudezas; depósito de sal, importadora de adubos, depositários do Nitrato do Chile nos Açores, estância de Madeiras, secagem e exportação de chicória, exportação de cereais, torrefação de cafés e sucedâneos, fábrica de vinagre, seis mercearias de retalho, duas adegas de vinho regional, demonstrativo da sua pujança em termos económicos.

De acordo com a escritura de 28 set. 1949, exarada no Cartório Notarial de Lagoa, esta firma fez também parte da Sociedade “Furtado Leite”, de Lisboa, que tinha como objetivo a industrialização do leite de vaca e manteiga.

A 5 de abr. 1961 por escritura que consta do livro 527 –B, 2º CNPDL procedeu-se à alteração do pacto social da Sociedade da firma “Domingos Dias Machado Sucessor, Limitada”, constituída por escritura lavrada pelo notário da Secretaria Notarial, Hermano Mendonça Dias, de 29 dez. 1956, liv. notas, 473 B, fls. 28 vº. No seu artigo décimo, a gerência e administração da sociedade seria exercida por todos os sócios, e ainda por Luís Vasconcelos de Aguiar.

Através da análise de uma pasta intitulada de "Gráficos de venda", verifica-se que no período entre 1969 - 1972, esta firma era detentora das seguintes lojas e armazéns: Loja da Praça, Loja da Rua Garcia, Mercearia Jade, Loja da Rua do Negrão, Loja Canto da Fontinha, Loja Funda, Armazéns de adubos e Armazém na Rua da Misericórdia e 1 estância de madeiras.

A 23 de outubro de 1974, é efetuada uma outra escritura onde o pacto social é alterado totalmente, a sociedade continuava a adotar a firma “Domingos Dias Machado, Sucessor Limitada”, sendo que de acordo com o art.º 3º, o capital social seria dividido em 10 quotas pertencentes a: Aires de Faria e Maia de Aguiar, Carlos Faria e Maia de Aguiar, Leonor Faria e Maia, António de Aguiar Machado, Carlos Eduardo de Aguiar Machado, Gabriela Correia de Aguiar da Câmara Melo Cabral, Jorge Correia Faria e Maia de Aguiar, Luís Maria Tavares do Canto de Aguiar e Maria Pilar Tavares do Canto de Aguiar e  Nicolau de Sousa Lima & Filhos, Limitada.

A gerência e administração da sociedade seria exercida por: Aires de Faria e Maia, António de Aguiar Machado, Carlos de Faria e Maia de Aguiar, Nicolau de Sousa Lima & Filhos, Limitada, Carlos Eduardo de Aguiar Machado e Jorge Correia de Faria e Maia de Aguiar.

Na referida escritura a sociedade teria por fim o exercício em todo o território nacional do comércio de comissões e consignações, conta própria, importações e exportações, agências e representações, armazéns de grosso, estabelecimentos de retalho ser qualquer ramo de atividade comercial ou industrial.

Mais tarde, e de acordo com a escritura de 9 jan. 1985, a Sociedade “Domingos Dias Machado, Sucessor Limitada” sofreu um aumento de capital, sendo os seus cotistas vários membros da família Aguiar e Nicolau de Sousa Lima & Filhos Lda.

Este arquivo é testemunho da sua importância na atividade económica ocorrida desde as 1ªs operações comerciais no Séc. XIX, tendo se estendido até finais do Séc. XX, até ao ano de 1992.

Trata-se de um arquivo interessante quer do ponto de vista comercial, mas também patrimonial, deu entrada em dez. de 2002 após um contacto prévio por parte de Jorge Faria e Maia de Aguiar, no sentido da documentação dar entrada no ARPDL, dado que o edifício iria ser vendido e teria certamente interesse histórico para a nossa sociedade.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.