No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura, no próximo dia 22 de abril, uma mostra documental sobre a censura literária em Portugal no século XX, intitulada “As cores do Silêncio: azul e vermelho”
Esta iniciativa recupera a forma como a censura silenciou a liberdade e protegeu a ditadura. Tem como objetivo transmitir o controlo firme e castrador do Estado sobre a literatura, a liberdade de expressão e os meios de comunicação social, resultante da situação política que dominava o país desde 28 de maio de 1926 até à eclosão do movimento revolucionário de 25 de abril de 1974. Patenteia igualmente a coragem e a criatividade de quem, apesar das adversidades, nunca desistiu de criar e de lutar em defesa da sua obra e da liberdade.
Na mostra serão expostos exemplares de obras que foram apreendidas, ou apontadas como perigosas, pelo regime ditatorial português, e que compõem o fundo da BPARPD. Integrará livros pertencentes a livrarias particulares que estão à guarda desta biblioteca, de que se destacam as livrarias de Natália Correria e de António Borges Coutinho.
Esta mostra documental apresenta, igualmente, a diversidade de critérios usados na censura literária. É possível identificar quais as temáticas proibidas, como a ideologia socialista e a comunista. A contestação ao regime e a política colonial assim como a reforma agrária estão presentes entre os temas dos livros censurados. Igualmente, escritos sobre a pobreza, a liberdade religiosa, a emancipação da mulher e a sexualidade estão entre os livros selecionados para esta iniciativa.
Além do controlo sobre as obras literárias, a presente mostra também evidencia o controlo exercido na comunicação social, nomeadamente no âmbito da imprensa, através de artigos que eram igualmente alvo de cortes pela censura.
Foram ainda incluídos nesta mostra documental vários artigos de jornais açorianos, que relatam e acompanham o desenrolar dos acontecimentos em todo o país, com a vitória do Movimento das Forças Armadas.