Conferência | Memórias de uma nobreza: os objetos pertencentes à Casa dos Condes da Praia da Vitória

Tema: Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
Contactos:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html
Data: 2024-11-27
Hora: 18:00

Local de Realização: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Ilha: Terceira

Concelho: Angra do Heroísmo

No dia 27 de novembro, será proferida a conferência Memórias de uma nobreza: os objetos pertencentes à Casa dos Condes da Praia da Vitória, por Jácome Bruges, sobre os objetos pertencentes à Casa dos Condes da Praia da Vitória, enquadrada no âmbito da mostra documental da coleção de periódicos respeitante a esta família, que se encontra à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Luís da Silva Ribeiro.
A conferência decorrerá no auditório da Biblioteca, pelas 18h00, seguindo-se a visita à mostra documental Entre linhas e títulos: as publicações periódicas da Casa dos Condes da Praia da Vitória.

 

Nota Biográfica – Jácome Augusto Paim de Bruges Bettencourt

Jácome Augusto Paim de Bruges Bettencourt, nasceu na cidade da Horta em 1946. Iniciou os seus estudos na terra natal, realizou o curso geral liceal e complementar no Liceu de Passos Manuel, Colégio Manuel Bernardes, Liceus de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Prosseguiu a sua formação nas antigas Escolas de Regentes Agrícolas de Santarém e Évora. Iniciou depois o estágio de tirocínio que não concluiu, na Intendência de Pecuária da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo.
Entre 1967 e 1970 cumpriu serviço militar em unidades do Continente e nos Açores. Foi vice-presidente da Junta Escolar Liceal de Lisboa da Comissão de Juventude da Causa Monárquica. Após o 25 de Abril de 1974, foi fundador do PPM, sendo candidato, por esta força política, à Assembleia da República e Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Foi também sócio co-fundador da Real Associação da Ilha Terceira em 13 de maio de 1996.
Foi funcionário da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, onde trabalhou mais de três décadas, no sector cultural.
Exerceu o cargo de vice-presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, após o 25 de Abril de 1974 e de Provedor da Santa Casa da Misericórdia desta mesma cidade.
Foi Cônsul Honorário da República de Cabo Verde nos Açores, entre 1996 e 2022, sendo condecorado pelo governo de Cabo Verde com a medalha de Serviços Distintos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo a 10 de fevereiro de 2022.
É membro da Academia Portuguesa de Ex-Líbris e da Associação da Nobreza Histórica de Portugal, Cavaleiro honorário da Ordem Dinástica de São Miguel da Ala.
É colecionador e investigador de arte do património móvel e imóvel de Portugal continental e do arquipélago açoriano. Também é estudioso da cerâmica tradicional da ilha Terceira, de ex-librística, heráldica e património histórico, realizou várias exposições e é autor de várias obras assim como de numerosos artigos publicados em periódicos açorianos e continentais.
É Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, ilha Terceira, da qual foi membro fundador em 1993 e co-fundador da Confraria da Alcatra da ilha Terceira.