O Ecomuseu do Corvo dá continuidade à atividade de recolha participativa e sistematização do léxico corvino, intitulada "Falar Corvino".
Com esta atividade, iniciada em 2022, sustentada no conhecimento da comunidade corvina, pretende-se conhecer o património linguístico da ilha e garantir o seu registo e divulgação às gerações vindouras.
Pretende-se, também, estudar as transformações ocorridas, ao longo do tempo, no léxico corvino e as suas influências, bem como encontrar semelhanças e diferenças com as restantes ilhas dos Açores.
Esta atividade decorre paralelamente com a recolha participativa do património móvel do Corvo, pois o léxico está associado, também, às atividades e utensílios ligados à tecelagem, à agricultura e à pesca.
Simultaneamente, têm sido realizadas ações que veiculam a transmissão e capacitação da comunidade, bem como ações educativas junto da comunidade escolar.
Todas as recolhas estão a ser organizadas e divulgadas online no seguinte link: https://padlet.com/ecomuseu/5zdomsu4rcejijqy
O Ecomuseu agradece todos os contributos e a forma como a comunidade residente, e não residente, na ilha participa ativamente.
Lembrar o léxico corvino e explorar o seu significado é manter vivo o património linguístico, uma herança a preservar.