parque
Um Museu Subaquático
O que é o Parque Arqueológico
Legislação
Localização
Um Museu Subaquático

De entre os diversos sítios arqueológicos que se localizam no fundo da Baía de Angra do Heroísmo, dois deles partilham de características geo-culturais com interesse do ponto de vista museográfico, permitindo a criação de núcleos arqueológicos visitáveis: o naufrágio do vapor Lidador e o núcleo de âncoras em ferro "Cemitério das Âncoras".
Topo
O que é um Parque Arqueológico

É um local onde os vestígios arqueológicos se encontram protegidos por se tratarem de testemunhos significativos da intervenção humana passada, possibilitando, ao mesmo tempo, a observação e fruição de quem os visita.

Apenas poderá ser classificado como Parque Arqueológico uma zona onde existam monumentos, sítios ou conjuntos de sítios arqueológicos de interesse relevante, integrados num território demarcado, cujo ordenamento e gestão devam ser determinados pela necessidade de garantir a sua preservação e fruição.
A Direcção Regional da Cultura, como entidade que tutela o património nos Açores e ao abrigo da legislação em vigor, decretou a baía de Angra como Parque Arqueológico devido à sua importância histórica e arqueológica. Esta iniciativa tem como intuito divulgar, sensibilizar e possibilitar a partilha desta herança com a comunidade local, seus visitantes e especialistas em arqueologia náutica e subaquática.

Topo
Legislação

Resolução do Conselho de Ministros nº. 157/2005
Decreto Legislativo Regional nº. 27/2004/A
Decreto Legislativo Regional n.º 8/2006/A de 10 de Março
Topo
Localização
Topo