Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Escrito na Água - Workshop de escrita para palco

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Museu das Flores
  • 2025-11-23 às 14:30

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, Museu das Flores e Associação Cultural Cães do Mar, irá realizar um workshop de escrita criativa presencial, que terá lugar no próximo dia 23 de novembro, às 14h30, no Museu das Flores — Convento de São Boaventura para assinalar o 50º aniversário do 25 de Novembro.

O levantamento militar ocorrido em 25 de Novembro de 1975 teve como princípio orientador repor os ideais democráticos e de participação cívica que haviam norteado a Revolução dos Cravos. O sector cultural desempenhou um papel fundamental na luta contra a ditadura, onde o romance e o teatro se assumiram como instrumentos providenciais. Este momento da história de Portugal vai servir de inspiração para a formação em título.

O workshop destina-se ao público em geral e será dinamizado pelo dramaturgo residente da Cães do Mar, Peter Cann.

Nesta oficina de 2 horas, orientada pelo dramaturgo Peter Cann, serão explorados os princípios fundamentais da escrita para palco. Através de exercícios práticos e criativos, os participantes vão experimentar diferentes formas de pensar a dramaturgia. Serão abordados vários temas, tais como a construção de personagens, a escrita de diálogos, a estrutura das cenas e as convenções teatrais. A sessão é aberta a todas as pessoas interessadas, com ou sem experiência prévia em escrita ou teatro, e pretende oferecer ferramentas úteis para quem quer começar a escrever para teatro ou aprofundar a sua prática. Será, também, apresentada uma versão mais extensa deste workshop, independente da sessão presencial a realizar online, de janeiro a março de 2026, aberta a todos os que quiserem continuar a explorar a escrita dramatúrgica.

Peter Cann é um encenador, libretista e dramaturgo que nasceu em Liverpool em 1955 e divide o seu tempo entre Angra e Birmingham. O seu trabalho tem sido produzido por companhias como: Isango Ensemble, da África do Sul, Birmingham Rep, Shared Experience, Ópera Nacional de Gales, BBC Radio 4, Channel 4 Television, Solent Peoples Theatre, The Resurrectionists, Ragged Mouth, Collar and TiE, Buster Theatre in Education Company e The Theatre Royal Northampton.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo da Misericórdia
9970-315 Santa Cruz das Flores
Telefone: 292 592159
Fax: 292 593581

Ilha: Flores
Concelho: Santa Cruz das Flores
Sítio: http://www.museu-flores.azores.gov.pt/conteudos/180/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.