Pretérito no feminino | JUL 2026

Tema: Divulgação Institucional/Institutional Release
Contactos:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

https://bparpd.azores.gov.pt/
Data: 2026-07-01 até 2026-07-31
Local de Realização: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Ilha: São Miguel

Concelho: Ponta Delgada

A nossa menina viu mulheres fazerem coisas incríveis…

O Pretérito no Feminino deste mês mostra a mulher açoriana como espectadora de duas mulheres estrangeiras que, no ano de 1927, tentaram ser as primeiras a sobrevoar o Atlântico e, coincidentemente, acabaram a visitar as ilhas dos Açores. Ambas atrizes, uma profissão invulgar nos Açores daquela época, as açorianas viram, presencialmente ou na imprensa, dois exemplos inspiradores no feminino.

Ruth Elder, pioneira da aviação, protagonizou a primeira tentativa de uma mulher realizar um voo transatlântico. A 12 de outubro, o avião "American Girl" saiu de Nova Iorque rumo a Paris, pilotado por Ruth e George Haldeman. Contudo, no dia 14, caiu no mar ao largo da ilha Terceira, tendo sido rebocado até ao Faial. Embarcou no paquete Lima rumo a França no dia 17 de outubro, tendo desembarcado em várias ilhas açorianas, incluindo São Miguel (no dia 20 de outubro).

Lilly Dillenz, atriz austríaca, foi a primeira mulher sobrevoar o Atlântico no avião Junkers D.1230, como passageira. A equipa pretendia atravessar o oceano, saindo de Amsterdão no dia 5 outubro de 1927, rumo ao Estados Unidos da América. Fez escala na Horta a 14 de outubro e a 24 de novembro, tentou retomar a viagem rumo aos E.U.A, mas sem sucesso. O avião caiu pouco depois da descolagem e é rebocado para Ponta Delgada.

Ruth Elder e Lilly Dillenz encontraram-se no dia 15 de outubro na Horta, onde são fotografadas e entrevistadas. Encontramos, no Arquivo Tavares Carreiro, fotografias das protagonistas, de Ruth a caminho de Lisboa no paquete Lima, e de Lilly na Horta.

 

Ficha técnica:

Coordenação

Odília Gameiro

 

Pesquisa e seleção

Francisco Cymbron Cabral

Lia Gomes

 

Texto

Odília Gameiro

Lia Gomes

 

Design

Anabela Carvalho Cabral

 

Transferência de suporte

Alexandra Travanca

Paula Rolo

José Frias

 

Divulgação

Anabela Carvalho Cabral

João Araújo

Sónia Freitas

 

Saber mais