Museu do Pico apresenta a exposição "Na Ponta da Navalha"

Tema: Exposições/Exhibitions
Promotor: Museu do Pico
Contactos:
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Data: 2026-07-03 até 2026-09-30
Local de Realização: Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
Ilha: Pico

Concelho: Lajes do Pico

O Museu do Pico inaugura, no próximo dia 3 de julho (sexta-feira), no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a mostra expositiva Na ponta da navalha, uma coleção de peças de artesanato em madeira de cedro, da autoria de Abel Gonçalves.

Estas peças, talhadas com alma e com a navalha, retratam diferentes aspetos da vida rural, valorizando tradições, costumes e atividades do quotidiano. Destacam-se as cenas de trabalho agrícola, alfaias e instrumentos.

Pretende-se com esta mostra valorizar a arte popular enquanto testemunho da identidade cultural e das tradições rurais, preservando memórias, costumes e modos de vida transmitidos de geração em geração, e realçar a importância do artesanato como expressão artística, histórica e social das comunidades rurais.

Abel Gonçalves desde cedo desenvolveu o gosto pelo trabalho artesanal, mas só começou a trabalhar “mais a sério” já adulto, por volta dos 30 anos. Especializou-se em miniaturas com uma temática basicamente centrada na agricultura, que refletem muito da sua infância e usando sempre o cedro do mato.

Uma arte partilhada pela família, já com filhos e netos a desenvolver o mesmo gosto.

O evento terá o seu início pelas 21h00, com entrada gratuita.

A exposição estará patente, até dia 30 de setembro, no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30).