A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a mostra mensal Um Olhar Periódico, dedicada ao tema Homenagens a Vitorino Nemésio, setembro de 1966, disponível ao público entre os dias 3 e 30 de setembro.
O regresso do escritor e poeta Vitorino Nemésio à ilha Terceira, para a celebração dos 50 anos de vida literária, foi notificado pelos periódicos da imprensa local.
No âmbito das suas Bodas de Ouro Literárias foram várias as entidades públicas que prestaram homenagem, destacando-se o elogio do Doutor Rafael Azevedo, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na V Semana de Estudos dos Açores, na qual o escritor terceirense também participou com uma referência à conferência do reverendo Frei Mateus Peres.
O Instituto Histórico da Ilha Terceira, promoveu no salão Nobre da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, a palestra Vitorino Nemésio, Poeta e Homem de Letras, proferida pelo escritor, poeta e crítico David Mourão-Ferreira.
O Museu de Angra do Heroísmo também participou no ciclo de homenagens com a exposição, numa das suas salas, com um retrato do poeta da autoria de Abel Manta, e a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo, com a organização da exposição 50 anos de vida Literária de Vitorino Nemésio, cujo catálogo foi organizado pelo poeta Emanuel Félix.
Poderá consultar estas e outras informações relativas às homenagens realizadas ao Professor Doutor Vitorino Nemésio, nos jornais A União e Diário Insular.
Faça-nos uma visita!