A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, promovem uma exposição e um colóquio subordinados ao tema A Estação Francesa das Flores — 30 anos de ligação, 30 anos depois, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
A exposição será inaugurada no Museu das Flores no dia 20 às 20h30 e o colóquio decorrerá no Centro Cultural de Santa Cruz das Flores nos dias 21 e 22, a partir das 09h30 e 14h30 respectivamente.
A Estação Francesa de Telemedidas das Flores era vital para os ensaios dos mísseis que poderiam carregar as ogivas nucleares essenciais ao programa nuclear francês. A sua instalação implicou um conjunto de infraestruturas que contribuíram para uma melhoria significativa das condições de vida da população daquela ilha. Obras no porto, construção da estrada entre as freguesias dos Cedros e Ponta Delgada, edificação de um bairro residencial e de um hospital, aproveitamento hidroeléctrico para a produção de energia que passou a iluminar toda a ilha e, pouco depois, a construção do aeroporto foram os benefícios materiais incontestáveis.
Da permanência surgiram relações pessoais que se traduziram em cerca de uma dezena de casamentos e inúmeras amizades que ainda hoje perduram.
O colóquio abordará a situação geopolítica nacional e internacional da época e procurará fazer uma ampla reflexão sobre o papel actual das Flores e dos Açores na difícil conjuntura que se avizinha.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.