O Museu do Pico acolhe, no próximo dia 21 de dezembro, pelas 20h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do livro O Bowie e as lagartixas voadoras, de Deolinda Ortins.
A apresentação do livro estará a cargo da autora, com comentários do prof. Victor Rui Dores. Poderemos contar com a encenação de um excerto do livro, com dança e música pelos alunos das EBS das Lajes do Pico e da Escola das Ribeiras e mais alguns artistas convidados.
Diz-nos a autora sobre a sua primeira experiência pelo mundo do livro infantil: “O livro O Bowie e as lagartixas voadoras fala-nos de um cão que tem medo de quase tudo, mas que, apesar disso, não deixa de conhecer um mundo novo, desde a amizade que cria com outros animais, às experiências no Circus Lagartuxo. Dentro da obra, há sempre uma grande metamorfose, desde o primeiro até ao último parágrafo da estória. Afinal, o medo não passa de uma ilusão, dependendo do valor que lhe damos. O Circus Lagartuxo convida a todos a embarcarem no universo da fantasia, mostrando que o mundo pode ser um lugar de sonhos".
A leitura começa muito antes de as crianças saberem ler. Ela desempenha um papel educativo, recreativo e cultural. Dar um livro a uma criança é dar a oportunidade de ela viajar por mundos fantásticos, conhecer novas culturas, aprender novas palavras, desenvolver a imaginação, a criatividade, o senso crítico, a empatia e muito mais.
Deolinda Ortins é professora de Educação Musical, com uma grande paixão pela arte de criar música, pelos animais e pela natureza. O imaginário das suas estórias são as suas vivências do quotidiano que sempre transforma com muita criatividade. Tendo frequentado várias formações no âmbito da música e da dança, Deolinda Ortins diz-nos também que o seu trabalho “tem como objetivo despertar o interesse da sua plateia através da música, do canto e do movimento”.
Venham conhecer o Bowie… a entrada é gratuita.